Zeekr lança X no Brasil de olho em EX30

InsideEvs

 

A Zeekr, submarca da Geely, acaba de estrear oficialmente no Brasil com o SUV compacto X. Utilizando a plataforma SEA, também utilizada pelas marcas Volvo, Polestar, Smart e Lynk & Co, com arquitetura de 800 volts.

 

O X chega em duas versões, Premium e Flagship. A primeira parte de R$ 272 mil e a segunda sai por R$ 298 mil. A diferença de preços se dá pela motorização presente nas duas versões. Na de acesso, há somente motor traseiro e potência de 272 cv e 35 kgfm de torque. Já na Flagship, com dois motores, a potência salta para 428 cv e 55,3 kgfm de torque.

 

O seu primo sueco, como comparação, traz o mesmo motor elétrico de 272 cv e 35 kgfm de torque, mas oferece opção Extended Range, com 338 km de autonomia. Já no X, as autonomias são de 332 na Premium e 302 km na Flagship.

 

No lançamento, os primeiros compradores irão levar um ano de garantia adicional sem custo extra, aumento a garantia total de cinco para seis anos, além de um carregador de parede com potência de 7 kw a 22 kw e 3 anos de conexão 5G. A cobertura das baterias será de 8 anos.

 

Por dentro, ambos também compartilham a (falta) de botões físicos, minimalismo pouco coerente com duas marcas de luxo. Ainda assim, o X traz mais funcionalidades, com telas maiores tanto para o painel de instrumentos (com 8,8 polegadas) quanto a multimídia de 14,6″. Já no volante, há apenas dois botões. O nível de acabamento e tecnologia, por outro lado, está um nível acima do modelo sueco, com portas com acionamento elétrico, maçanetas externas retráteis e head-Up display, dentre outros.

 

No tamanho, o modelo chinês também traz diferenças consideráveis, enquanto o EX30 possui 4,23 m de comprimento, o X tem 4,43 m (ou 20 cm a mais), no entre-eixos, são 2,65 versus 2,75 m, respectivamente. No porta-malas, são 318l vs 362 litros.

 

O X já está disponível para compra no site da Zeekr e nas 9 concessionárias da marca no Brasil. (InsideEvs/Thomas Tironi)