Rodovia de SP vai ganhar 33 radares inteligentes; veja onde vão ficar

Jornal do Carro

 

Dono da maior frota de veículos do País, o Estado de São Paulo se prepara para receber novos radares nas rodovias. Entre os equipamentos, está o novo radar que mede a velocidade média dos carros – ou seja, não adianta frear em cima, pois o dispositivo calcula a média dentro do trecho monitorado. Assim, quem freia apenas no momento de passar pelas máquinas receberá multa por exceder o limite de velocidade da via.

 

Comuns em países europeus, como a Itália, por exemplo, os novos radares que calculam a velocidade média ainda são raros no Brasil. Entretanto, a sua implementação vem acontecendo de forma gradual e, por enquanto, em fase de testes.

 

Em outubro, o monitoramento da BR-050, em Uberaba (MG), recebeu dois novos equipamentos instalados nos quilômetros 171 e 182 da rodovia. Com 11 km de extensão, a velocidade média no trecho é de 80 km/h. Esta é a primeira concessão federal a contar com esse tipo de radar no País.

 

De acordo com a concessionária Eco050, responsável pelo trecho, a fiscalização acontece, por ora, em caráter experimental. No entanto, essa experiência serve para conscientizar os motoristas. Assim, quem desrespeitar, não recebe multa – por enquanto.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo vai instalar 33 novos radares de velocidade na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). Em seguida, vai ampliar o uso da tecnologia em outras rodovias paulistas. Conforme o DER-SP, será feita uma licitação para instalar 649 novos radares em mais de 150 estradas estaduais. Os contratos terão cinco anos de duração.

 

Além do radar Doppler, de velocidade média, os novos dispositivos vão modernizar o monitoramento com funções como leitura automática de placas e contagem de veículos. E vão transmitir os dados em tempo real. O cronograma prevê que os novos radares entrem em operação na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) já em janeiro de 2025.

 

Como funciona o radar Doppler?

 

O sistema de radares de velocidade média funciona de forma diferente dos equipamentos fixos. Em vez de registrarem a velocidade que o veículo passa pelo radar, a tecnologia calcula a velocidade média entre dois pontos específicos.

 

Assim, quem está acostumado a dirigir acima da velocidade e frear em cima do radar para não ser pego, pode se surpreender com uma multa na caixa do correio. Os novos radares registram o tempo que o motorista levou para percorrer determinado trecho e calculam a velocidade média do deslocamento. Dessa forma, quem completar a distância entre os dois radares em um tempo inferior ao mínimo estipulado, terá excedido a velocidade e é dedurado pelo equipamento.

 

Dados recentes de países que já utilizam a tecnologia apontam que os novos radares inteligentes têm contribuído para diminuir os casos de mortes por acidente de trânsito em até 50%. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)