Frota & Cia
A Anfavea, que reúne os fabricantes de veículos, divulgou ontem (6) os dados consolidados do mercado de veículos comerciais até o mês de outubro. Os licenciamentos de caminhões somaram 103,3 mil unidades no período, evidenciando uma alta de 16,8% frente às 88,5 mil unidades de igual período do ano anterior. Da mesma forma, os emplacamentos de chassis de ônibus mostraram uma evolução de 5,6% nos dez primeiros meses no ano, com 18.336 unidades apontadas no Renavam em 2024, ante 17.370 registradas em 2023.
Já a produção das fábricas, considerando as vendas ao mercado interno somadas com as exportações alcançaram resultados ainda mais expressivos. Do lado dos caminhões, a produção alcançou a marca de 117,4 mil unidades em 2024, o que equivale a um incremento da ordem de 42,8% na comparação com as 82,2 mil unidades contabilizadas nos dez primeiros meses de 2023. A produção de chassis de ônibus, por sua vez, somou 23.711 unidades, ou 35,3% a mais que as 17,4 mil do ano anterior.
Incrementos
Os números revelam o momento do mercado de caminhões e ônibus, que podem sofrer um incremento ainda maior em função da realização das duas principais feiras desses setores: a LatBus realizada em agosto desse ano e a Fenatran 2024, que acontece essa semana em São Paulo.
Na visão de Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, o aumento da demanda de caminhões reflete o crescimento do PIB brasileiro e a boa aceitação dos veículos Euro 6. Já a produção de chassis de ônibus mostra que o setor está vivendo um momento especial, diante a recuperação dos operadores pós-pandemia. E, também, as entregas para o Programa Caminho da Escola, que seguem em ritmo acelerado. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)