Motor 1
A Chevrolet acaba de anunciar na Argentina o lançamento das reestilizações de meia-vida dos modelos S10 e Spin 2025. Já aplicadas no Brasil há meses, as atualizações incluem mudanças importantes no design, modificações bem-vindas no interior e recheio extra no pacote de equipamentos – tanto da picape quanto da minivan. As diferenças ficam apenas por conta da gama de versões que, nos dois casos, é bem mais reduzida na comparação com o catálogo brasileiro.
Começando pela S10, destaque para dianteira e traseira redesenhadas, incluindo novo para-choque, grade, capô, faróis, lanternas e tampa da caçamba. Por dentro, o painel foi totalmente redesenhado e traz o mesmo esquema de telas digitais dos modelos importados da marca. O arranjo inclui quadro de instrumentos totalmente digital de 8″ posicionado logo ao lado da central multimídia de 11″. Destaque ainda para novo volante (o mesmo da Silverado), novas saídas de ar, novo console e nova manopla de câmbio.
Sob o capô, o motor 2.8 turbodiesel é mesmo para toda gama. Atualizado, o propulsor agora desenvolve 207 cv de potência e 52 kgfm de torque (46,9 kgfm com câmbio manual de 6 marchas). Outra novidade é a adoção da transmissão automática de 8 marchas, substituindo a caixa de 6 posições. A tração é 4×4. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e consumo de 11,4 km/litro na estrada e 9,5 km/litro na cidade.
Para os argentinos, a S10 2025 está disponível nas versões Work Truck 4×2 Manual por 36.949.900 pesos (R$ 215.300 em conversão direta na cotação oficial), LTZ 4×4 Automática por 58.548.900 pesos (R$ 341.000) e High Country 4×4 Automática por 62.074.900 pesos (R$ 361.000). A versão Z71, disponível no Brasil, não está sendo oferecida por lá neste momento.
Já no caso da Spin 2025, destaque para dianteira totalmente reformulada e inspirada na mesma linguagem estética da picape Montana. Os faróis são divididos e têm iluminação em LED com 3x mais luminosidade e incremento no alcance do facho de luz. Há também grade mais ampla e para-choque com recortes mais agressivos. Já as laterais têm rodas redesenhadas em todas as versões e molduras plásticas nos para-lamas.
No interior, há maior oferta de materiais requintados, suaves ao toque e texturizados, bem como novos nichos (incluindo apoio para smartphones próximo da maçaneta da porta e segundo porta-luvas emborrachado). Ao todo, são 50% a mais de espaço para porta-objetos em comparação com o modelo anterior. O volante emprestado de outros modelos, como Tracker e Montana, também é novidade. Entre os equipamentos, destaque para painel digital de 8 polegadas e multimídia MyLink de 11 polegadas.
Sob o capô, o velho motor 1.8 aspirado foi mantido entregando 105 cv de potência e 16,4 kgfm de torque (contra 111 cv e 17,7 kgfm do Brasil, onde o propulsor é flex). O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 6 posições. A gama de versões é formada pelas versões LT 5 Lugares Manual por 26.826.900 pesos (R$ 167.000) e Premier 7 Lugares Automática por 32.553.900 pesos (R$ 190.000). (Motor 1/Dyogo Fagundes)