Grupo Volkswagen e thyssenkrupp fecham parceira para produção de Aço Verde na Alemanha

Diário do Transporte

 

A thyssenkrupp Steel e o Grupo Volkswagen assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para o fornecimento de aço com redução de CO₂, proveniente da futura planta de redução direta da thyssenkrupp na Alemanha. Este acordo visa impulsionar a sustentabilidade na indústria automotiva, com foco na produção de veículos elétricos mais ecológicos.

 

A planta de redução direta, prevista para entrar em operação em 2027, utilizará hidrogênio e eletricidade verde em seu processo, o que resultará em uma pegada de carbono significativamente menor em comparação com a produção tradicional de aço. Inicialmente, a planta utilizará gás natural como agente redutor e fará a transição gradual para o hidrogênio.

 

O aço produzido, chamado bluemint®, será certificado de acordo com padrões reconhecidos e poderá receber o rótulo LESS de categoria A quando a planta operar com 100% de hidrogênio renovável. Essa classificação, desenvolvida pela Associação Alemã do Aço, atesta a produção praticamente livre de emissões do aço.

 

A utilização do aço bluemint® ajudará o Grupo Volkswagen a reduzir as emissões de CO₂ em sua cadeia de suprimentos (Escopo 3) e a atingir suas metas climáticas. A Volkswagen estima que de 15% a 20% das emissões de um veículo elétrico são provenientes do aço utilizado em sua fabricação.

 

A parceria entre as duas empresas vai além da produção de aço verde. Ambas buscam desenvolver soluções inovadoras para a eletromobilidade, incluindo aços leves e econômicos para estruturas de veículos mais estáveis e aço elétrico para sistemas de propulsão elétrica mais eficientes.

 

O aço desempenha um papel crucial na transição para a mobilidade elétrica, sendo utilizado tanto na produção de geradores e motores elétricos quanto na fabricação de carrocerias e outros componentes estruturais de veículos elétricos. A demanda por aço na produção de veículos elétricos é ainda maior do que em veículos a combustão, devido às grandes unidades de bateria. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)