Motor 1
Há alguns dias, surgiram as primeiras informações de que a Volkswagen estava ampliando seu portfólio de carros focados em vendas diretas com o T-Cross Sense reestilizado. Agora, a marca confirmou a volta da versão Sense para o sedã Virtus. A configuração estava fora do catálogo desde 2023.
Desde a reestilização do sedã no ano passado, o Virtus é oferecido somente com motorização turbo. A antiga Sense, focada para vendas diretas, era vendida com motor 1.6 16V MSI aspirado e câmbio automático de 6 marchas. Esse conjunto não é mais oferecido no Brasil. Agora, o Virtus Sense volta ao catálogo da Volkswagen, mas com motor turbo e câmbio manual. Custando R$ 103.990, ele será R$ 11.400 mais em conta que a atual versão de entrada do sedã, a 170 TSI.
O Virtus Sense 170 TSI ainda traz de série diversos itens em comum com a 170 TSI mais cara, como ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função ‘tilt down’ no lado direito e faróis de LED com luz de condução diurna integrada.
Na segurança, continua contanto com o assistente para partida em subidas, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), sistema de bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), seis airbags, fixação da cadeirinha de criança com sistema Isofix e sistemas de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão.
Na versão Sense, para ficar menos caro, o sedã recebeu maçanetas e retrovisores sem pintura e rádio Media Plus II (o mesmo do Polo Track). Já nas cores, segue ofertando as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal, e as metálicas Cinza Platinum, Prata Sirius e Azul Biscay. Segundo a Volkswagen, a nova versão de entrada do sedã estará disponível para o público PcD e vendas no varejo já a partir de novembro em todas as concessionárias da Volkswagen no Brasil.
Apesar de tudo levar a crer que o novo Virtus Sense 170 TSI será uma espécie de “Polo Track sedã”, o três volumes da Volkswagen manteve o motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros. Está entregando até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque e trabalha em conjunto com uma transmissão manual de 5 velocidades. (Motor 1/Thomas Tironi)