Jornal do Carro
Com crescimento muito expressivo durante a pandemia de covid-19, em torno de 44% entre março e outubro de 2022, a modalidade de carro por assinatura continua atraindo clientes que querem um veículo novo ou seminovo, mas dispensam a burocracia envolvida na posse de um carro.
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (Abla), em 2023 foram negociados 1,57 milhão de automóveis e comerciais leves, representando entre 8% e 10% da frota total do setor de locação do País. E o segmento traz novidades, como o ingresso de novas marcas e até mesmo a inclusão de veículos blindados no portfólio para os clientes.
Uma das mais recentes é o lançamento do programa de carro por assinatura da Chevrolet, o GM Fleet, com foco em pessoas físicas ou empresas. Com abrangência nacional, o programa oferece planos são de 12, 24 ou 36 meses e franquia de 1 mil a 3 mil quilômetros por mês. E já estão incluídas despesas como documentação, taxas, seguro e manutenção programada, entre outras.
“Contamos com a credibilidade da General Motors, os mais avançados automóveis da Chevrolet e a capilaridade da rede de atendimento pelo Brasil”, diz Maximiliano Fernandes, diretor da GM Fleet.
Segundo Fernandes, o programa permite um custo operacional até 60% menor que os modelos tradicionais de gestão de frota. De acordo com a empresa, são oferecidos no programa serviços de conectividade e segurança, gestão de multas, disponibilidade de carro reserva, assistência 24 horas, blindagem certificada com garantia de fábrica, além de retirada e manutenção do veículo na rede Chevrolet.
Rapidez
Outra inovação do segmento vem da Volkswagen Financial Services Brasil (VWFS), empresa responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen no Brasil, que disponibiliza versões blindadas e com entrega mais rápida que a média do mercado por meio de seu programa de assinaturas VW Sign&Drive.
A empresa ampliou recentemente seu portfólio e está oferecendo aos clientes as versões blindadas do VW T-Cross Highline e do VW Taos Highline. Os prazos para entrega dos veículos são sete dias úteis na Grande São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto; 15 dias em outros municípios paulistas e em Brasília, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte e 30 dias nas outras cidades do País.
De acordo com Simone Moras, diretora de marketing e vendas da Volkswagen Financial Services Brasil (VWFS), a ideia de ampliar o portfólio veio de pesquisas internas. A empresa viu uma grande oportunidade em atender clientes que buscam segurança nos grandes centros urbanos, com a praticidade da modalidade de carro por assinatura. “Identificamos que esses modelos, nas versões blindadas, são os mais procurados pelos clientes. A robustez desses veículos transmite segurança e atende bem ao consumidor que quer opções de carros com proteção automotiva, principalmente n nos grandes centros urbanos”, explica Simone.
Perfil
O programa de carro Chevrolet por assinatura tem como foco profissionais liberais e empresas que procuram veículos premium e elétricos como benefício para seus executivos. Segundo a montadora, contratos a partir de duas unidades podem ser compostos por qualquer modelo do portfólio, incluindo Onix, Tracker, Spin, Montana, Bolt EUV, Trailblazer, S10, entre outros. “Atualmente as frotas corporativas representam mais de 3,5 milhões de veículos em circulação no Brasil, sendo aproximadamente 20% delas já terceirizadas. Nossa previsão é que esse volume cresça ainda mais nos próximos anos, impulsionado pela necessidade de otimização de recursos humanos e financeiros das empresas. Isso permite que elas foquem esforços em suas operações estratégicas”, completa o diretor da GM Fleet.
Na outra ponta, a novidade do programa da Volkswagen Financial Services Brasil tem como foco pessoas físicas. “Naturalmente, esse padrão de consumo, que prioriza o uso ao invés da posse do bem, tem maior aderência junto ao público mais jovem”, declara Simone. Ela explica que tanto no programa VW Sign&Drive como Audi Signature, também do grupo, se observa uma predominância de assinantes com até 45 anos de idade, em geral moradores de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. “Para 2025, queremos crescer em volume, qualidade e proposta de valor”, afirma. (Jornal do Carro/Daniela Saragiotto)