Transporte Moderno
A Fenatran 2024, o maior evento de transporte de cargas da América Latina, começa nesta segunda-feira, 4 de novembro, com a expectativa de atrair 66 mil visitantes. A feira, que se estende até a próxima sexta-feira, 8, contará com a participação de 600 marcas, incluindo as principais montadoras de caminhões, que prometem ser as grandes estrelas do evento.
Com um mercado de caminhões em momento positivo, as montadoras esperam superar o volume de negócios da edição anterior, em 2022. O vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, comentou ao portal Transporte Moderno que os visitantes encontrarão uma diversidade de soluções inovadoras. “Haverá veículos movidos a gás biometano disponíveis no mercado e um forte foco na eletrificação, com fabricantes apresentando inovações significativas. Também podemos esperar novidades em conectividade e telemetria, oferecendo ferramentas que ajudam os transportadores a otimizar o uso de veículos, especialmente os movidos a diesel, que continuam sendo essenciais para o transporte de cargas no Brasil.”
Os visitantes terão a chance de experimentar 18 modelos diferentes em test drives, incluindo veículos com motores a combustão, elétricos e a gás. Além disso, poderão participar de palestras e debates como o Rota Fenatran e o Fórum Transporte Sustentável (FTS), promovido pela OTM Editora.
Novidades da Ford: Transit e Ranger
A Ford apresenta na Fenatran novidades como a nova linha Transit e a picape Ranger com cabine simples. A Transit traz melhorias tecnológicas e um novo painel de instrumentos, visando aumentar a produtividade. Com diversas versões, a nova Transit estará disponível no primeiro semestre de 2025, com preço ainda não divulgado. A picape Ranger, com capacidade de carga de 1.200 quilos, ainda não tem data de lançamento, mas deve competir com modelos como Toyota Hilux e Chevrolet S10. No pós-venda, a Ford introduz um serviço móvel que oferece manutenção em um raio de 30 quilômetros, sem custos adicionais, começando no primeiro trimestre de 2025 em países como Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.
A Iveco está se preparando para lançar novos modelos de caminhões a gás (natural e biometano) e elétricos. No estande da marca, os visitantes poderão conferir inovações nas famílias Daily, Tector e e-Sway. A estratégia da Iveco busca consolidar a empresa como fornecedora de soluções “multienergéticas”. Essa abordagem foi destacada na IAA Transportation 2024, onde a fabricante apresentou uma gama diversificada de caminhões a diesel Euro 6, além de modelos movidos a HVO (diesel verde), gás, biometano e eletricidade. Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, ressaltou que a ampla gama de veículos menos poluentes é um grande trunfo na jornada de descarbonização no mercado brasileiro.
A Iveco se prepara para lançar na Fenatran 2024 — o maior evento de transporte rodoviário de carga da América Latina, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro em São Paulo — novos modelos caminhões a gás (natural e biometano) e elétricos
A Mercedes-Benz apresenta a nova linha de caminhões Accelo 2025. Com 20 anos de presença no Brasil, os modelos leves e médios agora apresentam um design modernizado e melhorias técnicas significativas. A montadora visa expandir sua participação no segmento de caminhões leves e médios, especialmente na categoria de 11 toneladas, um novo nicho para a marca.
As versões Accelo 917, 117 e 1417 6×2 possuem capacidade de carga aumentada, agora com um novo motor de 163 cv. A expectativa de crescimento de 15% no mercado de caminhões em 2024, impulsionado por setores como agronegócio e construção civil, motiva a Mercedes a ampliar sua participação de vendas, incluindo atualizações para modelos Atego, Actros e Arocs, além de um possível caminhão elétrico leve.
Os visitantes da Fenatran 2024, o maior evento de transporte de carga da América Latina, terão a oportunidade de conhecer a nova linha de caminhões Accelo 2025 da Mercedes-Benz. Com 20 anos à venda no Brasil, a família de modelos leves e médios da marca alemã ganhou um design moderno e melhorias técnicas significativas
A Scania está ampliando sua oferta no Brasil com o lançamento do caminhão elétrico 30 G 4×2, o primeiro cavalo mecânico elétrico da marca no país, com preço estimado em R$ 2,5 milhões. O diretor de vendas de soluções da Scania, Alex Nucci, afirmou que as inovações visam fortalecer a presença da empresa em nichos promissores.
Apesar de ter dobrado suas vendas de semipesados em um ano, a Scania busca aumentar sua participação nesse segmento. Novos motores de 7 litros foram introduzidos no caminhão P 280, disponível nas configurações 4×2 e 6×2, com potência de 280 cv. No segmento fora de estrada, será apresentado o caminhão vocacional P280 6×4 XT, ideal para aplicações que exigem betoneiras e guindastes.
Em linha com sua estratégia de oferecer ao mercado brasileiro uma gama variada de caminhões com energia limpa, a Scania traz para o Brasil o caminhão elétrico, movido a bateria, o pesado 30 G 4×2
Desde o lançamento do Meteor, em setembro de 2020, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem ampliado sua participação no mercado de extrapesados, subindo de 5% para 12% em 2024. Para consolidar essa trajetória, a montadora apresentará inovações como o Meteor 28.480 6×2, agora com capacidade de tração de 58,5 toneladas e um retarder opcional, além do novo Constellation 4×2, com motor de 13 litros e 480 cv, destina-se a empresas que transportam cargas secas. A VWCO também melhorou o e-Delivery de 11 toneladas, reduzindo custos operacionais em até 10%. Desde 2021, a montadora vendeu 400 caminhões elétricos, com a meta de dobrar as vendas para cerca de 700 unidades até 2025, impulsionada por um novo motor elétrico que aumenta o torque em 7%.
Estreia de duas marcas chinesas
A TEVX Higer e a XCMG são as duas marcas chinesas de caminhões elétricos que estrearão na Fenatran 2024. Ambas apresentam novidades significativas e é a primeira vez que participam do evento. A TEVX Higer, que já comercializa ônibus elétricos no Brasil, trará modelos de caminhão e furgão de carga eletrificados, incluindo um caminhão pesado com PBT de 40 toneladas e furgões de 3,5 e 5 toneladas. Ambos são equipados com baterias CATL e motor DANA.
Já a XCMG apresentará seu caminhão leve E3-10T, um modelo 100% elétrico com zero emissão de poluentes, além do primeiro caminhão médio elétrico da marca, o E7-18T, projetado para operações de transporte urbano. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)