Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

AutoIndústria

 

O mercado de veículos leves estabeleceu seu melhor desempenho de vendas em outubro. No mês passado, foram licenciadas 249,4 mil unidades, crescimento de 12% sobre o resultado de setembro e 20% acima dos 206,3 mil emplacamentos registrados em igual mês do ano passado.

 

A média diária de vendas também confirmou o ritmo ascendente de negócios nos últimos meses. Foram vendidas em cada um dos 23 dias úteis de outubro 10.843 unidades, 2,5% acima da média de setembro e 10% maior do que a de outubro de 2023, de 9.826 veículos.

 

O melhor mês de 2024 até então era julho, com 241,3 mil emplacamentos. Apenas no terceiro trimestre chegaram às ruas 723,1 mil automóveis e comerciais leves — sendo 237,4 mil em agosto e 236,3 mil em setembro.

 

Com o volume negociado no mês passado, os brasileiros já adquiriram exatos 2 milhões de automóveis e comerciais leves nos dez meses transcorridos deste ano, 13,5% a mais do que de janeiro a outubro de 2023.

 

Diante desse resultado, a Bright Consulting reitera sua projeção de vendas para o ano de 2,46 milhões de unidades — pouca coisa acima do que as 2,41 milhões estimadas pela Anfavea —, 13% maior do que os 2,18 milhões de licenciamentos de 2023.

 

A liderança de mercado no mês seguiu com a Fiat, com 20,8% — 1,5 ponto porcentual a menos do que em setembro, à frente da Volkswagen (16,9%), as duas primeiras colocadas também no ano. Destaque ainda para a Hyundai, que respondeu por 9,3% do total negociado no mês passado.

 

As vendas diretas perderam a força diante do varejo. No mês, responderam por 47% licenciamentos, enquanto em outubro do ano passado chegaram a 51,5%.

 

Os eletrificados se recuperaram levemente da queda constante dos últimos meses. Com 15,7 mil licenciamentos, a participação no mês foi de 6,3% ante 5,9% em setembro. Modelos a bateria contribuíram com 44%, os híbridos plug-in com 33% e os híbridos fechados com 27%.

 

O BYD Dolphin Mini liderou entre os elétricos, com 2,8 mil unidades negociadas, e o GWM Haval 6, com 1,6 mil, ficou à frente dos híbridos plug-in.

 

A presença de marcas chinesas continua crescendo: alcançou 6,7% das vendas em outubro, contra 6,3% de setembro e 4,6% em agosto. (AutoIndústria/George Guimarães)