Frota & Cia
A Ford Pro revelou a nova picape Ranger cabine simples, um veículo pensado para o trabalho e que poderá atender, de acordo com a marca, a diversas aplicações, incluindo as operações de trânsito, cesto aéreo, manutenção em áreas rurais, entre outras possibilidades. “É o mercado que nos apontará as suas intenções e estaremos prontos para escutar e atender suas necessidades durante a Fenatran 2024”, destaca Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
Inspirada na versão de entrada XL, a Ranger cabine simples será equipada com motorização diesel 2.0 de 170 cavalos de potência e 405 Nm de torque. “Tem potência suficiente para uso profissional”, destaca Santos. Possui tração 4×4, câmbio mecânico de seis marchas ou automático, diferencial traseiro blocante, nova suspensão com amortecedores externos à longarina, sistema de freios redimensionado, câmera de ré, capacidade de carga de 1.250 kg e capacidade volumétrica de 1.876 litros.
“É o mesmo design consolidado da nova geração da Ranger. O para-choques é em plástico escuro, pois se trata de um segmento em que pequenos arranhões não importam. As rodas são de aço”, conta Santos. “A tração 4×4 é fundamental para este segmento, pois os serviços estão na cidade e nas áreas rurais, pequenos alagamentos em que a capacidade de imersão chega a 800mm”, complementa.
Segundo o executivo, a Ranger voltada ao segmento profissional também será equipada com o serviço de telemetria Ford Pass Pro. “A marca aposta muito na conectividade, pois isso tem ajudado os clientes na gestão do veículo. Portanto, caso a picape apresente qualquer problema, essa informação sobe para a nuvem da Ford e ativa as nossas equipes de engenharia e de serviços, permitindo a orientação da providência a ser tomada”, explica Santos.
Internamente, a Ranger cabine simples traz o acabamento dos veículos Ford Pro. “A picape recebe um painel digital, o que não é usual em produtos dessa categoria voltados para o trabalho, pois facilita a compreensão das informações e permite ao motorista manter o foco no trânsito”, conta o executivo. “Há, também, uma tela de 10 polegadas na vertical que disponibiliza uma série de funções úteis integradas ao dispositivo. O seletor de modos de condução permite escolher as configurações 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, controle do blocante e botão de start/stop”, detalha.
Por se tratar de um produto que começará a ser comercializado somente durante o primeiro semestre de 2025, a montadora decidiu não revelar o preço neste momento. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)