Jornal do Carro
Um mês após mostrar os primeiros detalhes do carro, a Volkswagen finalmente revelou na Europa a versão global do Tayron, SUV de sete lugares que vai substituir o Tiguan Allspace em 2025. Além de maior e com porta-malas mais amplo, o SUV vai manter a opção de configuração de sete lugares.
Para se tornar um carro vendido em todo o mundo, o Tayron – que estava disponível apenas na China – será feito também nas fábricas da marca em Wolfsburg (Alemanha) e Puebla (México). Dessa forma, o novato tem grandes possibilidades de desembarcar no mercado brasileiro em meados de 2026. Também há chances de o modelo ser produzido no Brasil como um dos SUVs prometidos pela VW para os próximos anos, apesar de ser uma probabilidade mais remota.
Como será o novo Tayron
Usando a plataforma MQB Evo como base, o SUV terá 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,69 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. No porta-malas vão 335 litros com os sete assentos ou 885 l na opção de cinco lugares. O nome Tayron vai continuar na Europa, mas na América do Norte, por exemplo, ele ainda deve se chamar Tiguan. Em termos de design, o carro segue os atuais padrões da VW, com faróis mais afilados, lanternas interligadas com gráficos de LEDs e para-choques esculpidos.
Por dentro, o modelo traz quadro de instrumentos digital de 10,25” e central multimídia com tela de 15” flutuante, que lembra um tablet. Entretanto, há detalhes inéditos, como uma barra iluminada ao longo do painel e acabamento de madeira de verdade. Há ainda ar-condicionado de três zonas e controle de cruzeiro adaptativo de série.
A lista de sistemas de condução semiautônoma está lá, mas é opcional (ao menos no mercado europeu; por aqui, a tendência é de que o SUV chegue em versão única e completa). Assim como teto solar panorâmico, bancos com ventilação e massagem e sistema de som premium da Harman Kardon, por exemplo.
Versões e motores
Ainda é difícil saber qual motorização o Tayron terá no Brasil – nossa aposta é no híbrido. Mas na Europa o SUV recebe opções a gasolina, diesel, híbrida leve e duas configurações híbridas plug-in. As potências variam de 150 cv na versão de entrada 1.5 eTSI e chega a 272 cv no modelo de topo plug-in (que tem autonomia de até 100 km no modo elétrico, de acordo com a montadora).
Todas as versões, contudo, trazem câmbio de sete marchas com dupla embreagem. A maior parte da gama oferece tração dianteira, mas é possível escolher opções com tração integral 4Motion – de série no 2.0 TDI de 193 cv. Na Alemanha, o Tayron parte de 45.475 euros (o equivalente a pouco mais de R$ 277 mil na conversão direta). Ou seja, quando chegar por aqui, deverá passar da casa de R$ 350 mil. (Jornal do Carro/Thais Villaça)