Diário do Transporte
A MAN Truck & Bus vai fornecer 52 ônibus elétricos para o Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, Holanda.
Esses ônibus de emissão zero transportarão passageiros entre as aeronaves e o terminal. A MAN venceu a concorrência com outros 5 fabricantes de equipamentos originais (OEMs).
Os novos ônibus possuem três portas e piso baixo.
A partir de abril de 2025, eles substituirão a frota de ônibus elétricos anterior, que chegou ao fim de sua vida útil. O Aeroporto de Schiphol já utiliza uma frota totalmente elétrica há 10 anos, sendo um dos pioneiros na Holanda. A fornecedora anterior era a BYD.
Além da nova frota de ônibus, o Aeroporto Schiphol também está reformando a área de descanso dos motoristas. O novo edifício será mais sustentável e gerará mais eletricidade do que consome. Em nota à imprensa, o aeroporto de Schiphol afirma que essas iniciativas visam melhorar o ambiente de trabalho e minimizar sua pegada de carbono.
Aeroporto de Munique
O Aeroporto de Munique, na Alemanha, um dos centros de aviação mais movimentados da Europa, também encomendou em setembro um total de 49 ônibus elétricos da MAN Truck & Bus, com uma opção para mais 25 eBuses.
Os primeiros dez veículos solo estão sendo entregues à AeroGround, a subsidiária do aeroporto para serviços de manuseio em terra e transporte.
Mais dez Lion’s City 12 E e 17 Lion’s City 18 E serão entregues aos clientes no final do ano.
Os ônibus convencionais e articulados totalmente elétricos são usados pela AeroGround para levar passageiros e tripulações dos terminais para suas aeronaves antes da decolagem.
Para operações com volumes de passageiros particularmente altos, os ônibus articulados de 18 metros oferecem espaço suficiente para complementar os ônibus solo elétricos a bateria. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)