Scania 2025 é visto rodando na Europa durante testes

O Estado de S. Paulo/Mobilidade

 

Depois de a Volvo apresentar globalmente sua linha de caminhões FH renovada, em breve a Scania também mostrará sua nova geração de caminhões pesados. A previsão é de que as novidades vão estrear no IAA Transportation, feira que começou no último dia 17 e vai até o dia 22 em Hannover, na Alemanha.

 

Segundo o Estradão apurou, os novos modelos chegam ao Brasil durante a Fenatran, maior feira de transporte rodoviário de carga da América Latina, que acontece entre os dias 4 e 8 de novembro no São Paulo Expo, localizado na zona sul da capital paulista.

 

No final do ano passado, a Scania anunciou mudanças importantes em sua linha de caminhões para atender a nova lei europeia, que obriga as fabricantes de pesados a atualizar o design de suas cabines em busca de aspectos como melhor aerodinâmica e segurança.

 

Isso porque a lei busca restringir ainda mais as emissões de CO2 com a norma Euro 7, que deve entrar em vigor na Europa nos próximos anos.

 

Há alguns dias o transportador holandês Jan Kruis publicou imagens de uma unidade do novo Scania rodando em testes parcialmente camuflado em estradas da Europa.

 

A geração atual foi apresentada em 2016 e, desde então, ela não recebeu alterações importantes no desenho. Porém, na época a linha trouxe reformulação no chassi, interior da cabine e nos motores, com a chegada da linha Super.

 

Nova cabine

 

Aparentemente, as principais mudanças feitas pela Scania são na dianteira, como a introdução de uma nova grade. A cabine ficou um pouco mais longa para a frente, além de ter recebido novos faróis e para-choques. Os elementos periféricos do chassi, como os tanques de combustível e o sistema de pós-tratamento dos gases de escape, não foram alterados.

 

A expectativa é de que a nova geração seja apresentada com importantes modificações internas. Entre os destaques estão o novo painel, batizado pela marca de Smart Dash, apresentado durante a Latbus 2024, realizada em agosto passado. Ele irá equipar primeiramente os ônibus da Scania, que estreiam no próximo ano.

 

O novo painel é uma resposta aos atuais requisitos de cibersegurança, obrigatórios na Europa desde julho de 2024 e que devem se tornar tendência global. Assim, as versões de topo da gama chegam também com nova tela do multimídia, de 12,9 polegadas posicionada na parte central do painel. Já nas versões de entrada, os novos caminhões vão trazer tela menor, de 10,1″.

 

As novas telas trazem várias funções, incluindo controles do sistema de ar-condicionado, iluminação da cabine e ajustes da suspensão pneumática. Além disso, o novo Scania Smart Dash é complementado pelo painel de instrumentos 100% digital, que projeta dados de apoio ao motorista durante a condução. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Andrea Ramos)