Foton apresenta novo caminhão elétrico Auman Galaxy 9 na China

Jornal do Carro

 

A Foton Motors revelou os primeiros detalhes do novo caminhão pesado Auman Galaxy 9, cujo sistema de propulsão é 100% elétrico. A fabricante chinesa fez o anúncio no dia 28 de agosto, quando completou 28 anos de atividade, mas não revelou a data de lançamento do cavalo mecânico na China, tampouco se vai incluí-lo na lista de opções para exportação.

 

De acordo com a empresa, o novo modelo da série Auman traz “mais de 28 recursos de direção inteligente”, mas não especificou quais são esses dispositivos, nem suas utilidades. A fabricante informa, também, que a cabine de seu novo caminhão elétrico oferece “mais de 800 recursos”, incluindo comandos ativado por voz, sistema de navegação e entretenimento interativo.

 

Desenho

 

Pelas imagens do novo Auman Galaxy 9 divulgadas pela Foton, dá para identificar alguns detalhes. O caminhão tem, por exemplo, painel de instrumentos totalmente digital, volante multifuncional e central multimídia, itens que já estão presentes nas versões do Auman Galaxy com motores a diesel.

 

Também é possível ver que o novo elétrico não tem retrovisores convencionais. Em vez disso, traz câmeras de vídeo que projetam imagens em monitores no interior da cabine.

 

Segundo a Foton, o desenho do caminhão elétrico é baseado na proporção áurea, recurso da matemática utilizado para criar logotipos, por exemplo. Além de tornar o visual atraente, essa receita artística também contribui com a aerodinâmica. Conforme a Foton, o coeficiente de arrasto (Cx) do caminhão é de 0,348. Quanto menor for o Cx, menor é a resistência do objeto ao vento.

 

Segundo a marca, a cabine do Auman Galaxy 9 “parece uma casa móvel” e “há muito espaço para se esticar”. De acordo com a empresa, a versão leito tem 2,45 metros de comprimento e 2,13 m de largura. Com isso, oferece uma cama com 1,24 m de largura, a maior da categoria, segundo informações da fabricante.

 

A Foton informa ainda que o novo caminhão rodou mais de 2 milhões de quilômetros durante testes em 500 mil cenários diferentes. E, embora não tenha divulgado dados de autonomia, garante que em carregadores de 1 megawatt, dá para recarregar as baterias de 30% a 80% em 18 minutos. (Jornal do Carro/Thiago Vinholes)