Frota & Cia
Um dos veículos de maior destaque da Volvo para o IAA Transportation 2024 será a apresentação da próxima geração do caminhão FH Electric com autonomia para 600 km. O modelo será lançado somente no segundo semestre de 2025, reforçando a estratégia da indústria de veículos comerciais voltada para a eletromobilidade, que faz o anúncio com um ou dois anos de antecedência durante um evento importante.
A mensagem é clara: o setor continua se desenvolvendo e a indústria começa a encontrar soluções que permitam a maior densidade energética de seus veículos, permitindo maior alcance no transporte e, consequentemente, menos paradas e menor necessidade de carregadores ao longo da estrada. É o caminho para um TCO (Custo Total de Propriedade, na sigla em inglês) que começa a se justificar para o transportador.
Com autonomia de 600 km, o novo Volvo FH Electric passa ser uma alternativa concreta para longas distâncias rodoviárias. Segundo a montadora, o novo eixo elétrico é a chave para o incremento da autonomia, pois cria espaço para a instalação de mais pacotes de baterias, que estão mais eficientes. Maiores detalhes sobre a tecnologia serão anunciados futuramente.
“O setor de transporte representa 7% das emissões globais de carbono. Caminhões elétricos a bateria são ferramentas importantes para reduzir a pegada climática. Além dos importantes ganhos ambientais que os caminhões elétricos trazem, eles oferecem aos motoristas de caminhão um ambiente de trabalho muito melhor, com níveis muito mais baixos de ruído e vibrações”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)