Kia EV5 elétrico tem bons atributos para atrair clientes de SUVs premium

Jornal do Carro

 

Em meio à enxurrada de modelos elétricos chineses, que vêm dominando as vendas da categoria no Brasil, o EV5 parece ser um ponto fora da curva. Isso porque o preço sugerido pela Kia, de R$ 399.990, já pode ser uma barreira, tendo em vista que outros SUVs médios elétricos já estão à venda no País na faixa de R$ 200 mil.

 

Porém, a marca sul-coreana informa que não mira clientes dos carros chineses, mas de alemães, como BMW e Mercedes-Benz e, especialmente, Volvo. Vale lembrar que, embora esta seja sueca, a maioria de seus carros é feita na China.

 

Primeiro Kia 100% elétrico à venda no Brasil, o EV5 tem atributos para disputar o chamado segmento premium. O SUV é amplo, tem boa lista de itens de série, dinâmica equilibrada e é gostoso de dirigir.

 

O visual é um dos pontos fortes do carro. Na dianteira, destaque para as luzes diurnas, de LEDs, futuristas. As maçanetas embutidas deixam o estilo minimalista nas laterais e a traseira segue o padrão de iluminação com finas tiras de LEDs.

 

De porte médio, o EV5 mede 4,61 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,71 m de altura e tem 2,75 m de entre-eixos. O porta-malas tem 513 litros, mas com a segunda fila de bancos rebatida a capacidade sobe para 1.718 l, segundo a Kia.

 

Nesse caso, o assoalho fica totalmente plano, possibilitando levar objetos compridos. Na dianteira, há um outro compartimento com 67 l.

 

Na cabine, revestimentos e peças plásticas são feitas de materiais reciclados recolhidos do oceano. O estilo é bem “limpo”, com poucos botões físicos. Uma grande tela de 29,9 polegadas integra a do painel de instrumentos, de 12,3”, dos controles do ar-condicionado, de 5,3”, e da central multimídia, também de 12,3”.

 

A alavanca de marcha fica na coluna de direção, há carregador de celular por indução, portas USB-C integradas aos encostos dos bancos traseiros e teto solar, por exemplo. O EV5 traz, ainda, avançadas tecnologias de assistência à direção.

 

O kit de condução semiautônoma reúne alerta de ponto cego, assistente de manutenção de faixa de rolagem, farol alto automático, monitor de fadiga do motorista, frenagem de emergência e controle de velocidade adaptativo, entre outros. Há ainda câmeras de visão 360º, seis air bags e suspensão traseira multibraços.

 

Disponível em versão única, Land, o SUV traz motor elétrico na dianteira que gera 217 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. As baterias Blade de LFP (fosfato de ferro-lítio) têm 88,16 kWh de capacidade, que garante 402 km de autonomia, segundo o Inmetro.

 

Para recargas de 0 a 80% em estações rápidas de corrente contínua (DC) e 360 kWh, bastam 27 minutos. Já com o wallbox de 7 kWh, bifásico, que vem com o SUV, são 9h40 para repor a energia do conjunto.

 

Segundo a marca, o SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. A velocidade máxima é de 185 km/h.

 

A garantia é de cinco anos para o carro e de oito para as baterias. As três primeiras revisões, de 20 mil a 60 mil km, são grátis, assim como a assistência 24 horas – por cinco anos.

 

Em movimento

 

No curto test drive, apenas em estrada, deu para ter uma pequena ideia sobre o comportamento do EV5. O SUV tem boa dinâmica em curvas, mesmo sendo alto.

 

A suspensão é reforçada e tem bom acerto, voltado ao conforto. Porém, não rodamos em pisos esburacados e irregulares para saber se o conjunto aguenta o tranco.

 

Mesmo com 2.141 kg de peso, o EV5 é ágil. Colabora com isso as opções de modos de condução, que vão do Eco ao Sport e alteram principalmente as respostas ao acelerador.

 

Seja como for, não dá para esperar desempenho de esportivo. Afinal, estamos falando de um modelo familiar.

 

Há ainda quatro níveis de intervenção da regeneração das forças de frenagem. O mais alto funciona como o “one pedal”, em que o motorista guia sem praticamente acionar os freios. O sistema é tão ativo que o carro praticamente estanca quando o motorista alivia o pé do pedal da direita.

 

No nível mínimo, a sensação é de que é preciso usar muita força no pedal para obter uma frenagem segura. Porém, no geral o EV5 agrada bastante. (Jornal do Carro/Thaís Villaça)