Estradão
O mercado de veículos transformados está em franca expansão. Em 2023, de todos os furgões vendidos no mercado entre 3,5t e 5t de PBT, 50% passaram por algum tipo de transformação. Por essa razão, a Mercedes-Benz Cars & Vans vem aumentando seu leque de opções para se adequar ao segmento.
Nesse sentido, a fabricante conta com um total de 68 possibilidades de transformações. O que engloba furgões, vans de passageiros e chassi-cabine. Assim como diferentes distâncias entre os eixos.
Mas muitas vezes o cliente precisa customizar ainda mais o veículo. O que também vem ajudando a impulsionar a indústria de transformação desses veículos no País.
Conforme a head de produto vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Aline Rapassi, antes esse era um mercado formado por empresas menores, com trabalhos mais artesanais. Agora, por tamanha demanda, há uma crescente de empresas especializadas, até com multinacionais. E as menores estão se profissionalizando.
“São inúmeras e diferentes empresas. E o cliente acaba contando com várias opções no mercado”, diz a executiva.
VanPartner
Por essa razão, a Mercedes-Benz Vans, por meio do VanPartner, certifica empresas que fazem customizações dos seus produtos.
Para isso há uma área dentro da companhia dedicada a atender as empresas de transformações. Incluindo um portal exclusivo com informações e desenhos 3D dos veículos para ajudar a desenvolver seus projetos.
Cerca de 90 empresas estão cadastradas no portal. Do mesmo modo, a Mercedes-Benz conta com cinco empresas certificadas com sete produtos diferentes. Para receber a certificação, a empresa precisa ter boa saúde financeira e utilizar materiais de alta qualidade, por exemplo. Seja como for, até o final deste ano, a Mercedes-Benz vai certificar mais quatro companhias.
Como novidade, até o final do ano, uma das empresas que receberá a certificação do VanPartner vai desenvolver chassi-cabine de combate a incêndio. Uma demanda que deve crescer no País, sobretudo para atender cidades menores.
Saúde puxa vendas
Seja como for, para se ter uma ideia, dentro das vendas da companhia, os furgões puxam o volume de transformações para atender à área da saúde. Nesse sentido, 37% dos furgões Sprinter vendidos no ano passado foram transformados em ambulância. O que somam 1.310 unidades.
Mas além das ambulâncias, ainda na área da saúde, Rapassi vem percebendo movimentos nas vendas de furgões para serem transformados em ambulatórios de saúde. Sobretudo, para rodar nas cidades do interior do País. Na soma com as ambulâncias, as vendas representam quase 50%.
Todavia, a marca da estrela já enxerga um movimento das empresas de saúde, que estão optando pelo chassi-cabine para montar ambulatórios. Segundo Rapassi, como o veículo não está conectado com o compartimento traseiro, há mais espaço para adaptação dos equipamentos e saúde.
Adaptando, por exemplo, macas maiores ou até mesmo consultórios odontológicos. Por essa razão, ela acredita que as vendas do chassi-cabine para a saúde devem crescer nos próximos anos.
Outras transformações representativas
Nesse sentido, a executiva lembra que chassi cabine já é o segundo mercado mais representativo para adaptações, depois dos furgões. Porém, com customizações mais ligadas ao tipo de implementação, como do tipo baú ou carga seca.
Mas assim como ocorre na área da saúde, a executiva também percebe movimentos vindos do motorhome. Os clientes que optam por transformações em vans, não se incomodam com espaço. E também preferem o veículo conectado com a casa. Esse volume somou no ano passado mais de 350 veículos.
“Mas há também, em volume menor, vendas de chassi cabine para motorhome. Pelo mesmo motivo dos ambulatórios. Além de o veículo ficar separado, há mais espaço dentro da casa”, diz.
Em vans de passageiros, a própria fabricante dispõe de opções de acabamento, por exemplo, vidrado e disposição de assentos. Incluindo transformações mistas para o transporte de pessoas com necessidades especiais, bem como para locadoras que precisam de maior espaço para bagageiros. Mas esses segmentos representam o menor volume de adaptações.
Rapassi explica que o empreendedorismo é também um mercado importante para a Mercedes-Benz. Foodtrucks, barbearias e lojas ambulantes são exemplos de transformações em crescimento no País. (Estradão/Andrea Ramos)