Motor 1
Após apresentação prévia no começo do ano, a Renault acaba de oficializar a chegada da nova geração do Duster à alguns países da Europa. Oferecido com o logotipo da própria marca francesa, o modelo se diferencia da variante Dacia por elementos da dianteira e antecipa versão que será vendida também em outras regiões, especialmente América Latina, Oriente Médio e África. A gama de motores é ampla e inclui opção híbrida com 140 cv de potência.
Nesta configuração, o conjunto é do tipo E-Tech e formado por motor 1.6 de quatro-cilindros a gasolina com propulsor elétrico associado. A opção intermediária da linha é o 1.2 TCe turbo a gasolina com 130 cv e sistema híbrido-leve de 48 volts (neste caso com tração 4×4). Já nas versões de entrada, marca presença o propulsor 1.0 TCe de três-cilindros e 100 cv abastecido tanto com gasolina quanto com propano.
Como nas gerações anteriores, o Duster migra de Dacia para Renault com modificações concentradas principalmente na frente. Nesse aspecto, destaque para a substituição do logotipo da montadora romena pela grafia ‘Renault’ por extenso e de forma destacada na grade. Curiosamente, a marca abriu mão do tradicional emblema do losango na frente e optou por estampá-lo apenas na traseira e no cubo das rodas, além do interior.
Outros aspectos gerais do design seguem os mesmo do Duster da Dacia, incluindo formato dos para-choques, faróis (até mesmo a assinatura luminosa é a mesma), desenho das rodas, tampa do porta-malas e etc. As medidas gerais também são basicamente as mesmas, incluindo 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos. No porta-malas, é possível levar até 472 litros.
O painel é basicamente o mesmo presente na versão Dacia, mas com adaptação da Renault no volante e nos grafismos do quadro de instrumentos digital (que conta com 7 polegadas). Além disso, há revestimentos exclusivos para bancos e painéis de porta. A central multimídia fica posicionada no topo do painel, com inclinação voltada para o lado do motorista e tela 10,1 polegadas.
Na Turquia, o novo Duster poderá ser encomendado em maio e entregue logo na sequência. Já no Brasil, onde é produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o SUV não trocará de geração tão brevemente, já que acabou de ser reestilizado. (Motor 1/Dyogo Fagundes)