Transporte Moderno
As empresas selecionadas para os testes com o caminhão elétrico da Mercedes-Benz são a Contargo, especializada em logística de contêineres, e a Remondis, especializada em reciclagem
A Mercedes-Benz deu início a uma fase de testes de campo na Alemanha com seu caminhão elétrico eActros 600. Duas unidades do modelo, projetado para longas distâncias, estão prestes a entrar em operação nas próximas semanas. As empresas selecionadas para os testes são a Contargo, especializada em logística de contêineres, e a Remondis, especializada em reciclagem, ambas integrantes do Grupo Rethmann.
Contargo: rumo à eficiência energética
A Contargo utilizará um dos caminhões para o transporte de contêineres entre o porto de Wörth am Rhein e diversos pontos de carga e descarga. Com uma meta ambiciosa de mais de 800 quilômetros por dia, a empresa planeja inicialmente carregar o veículo em um posto de recarga rápida no terminal da Contargo em Karlsruhe, com planos futuros de desenvolver uma infraestrutura de recarga própria.
Remondis: impulsionando a sustentabilidade
Enquanto isso, a Remondis empregará o veículo de teste em Colônia como parte do projeto “HoLa”, focado na construção e operação de uma infraestrutura de recarga para transporte de longa distância movido a eletricidade. O caminhão será fundamental para transportar matérias-primas recicladas, contando com um reboque da renomada marca Kögel.
Perspectivas e entusiasmo dos parceiros
Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, enfatizou a importância dos testes práticos com clientes antes da produção em série. O CEO da Rhenus Trucking GmbH & Co. KG, Michael Starke, expressou seu entusiasmo com o projeto, por isso anunciou que a empresa encomendou 20 veículos eActros 600.
A autonomia do e-Actros 600 é de até 500 quilômetros sem recargas intermediárias, e a produção em série está programada para iniciar no final de 2024, com versões rígidas do modelo para diversas aplicações. (Transporte Moderno)