Volvo e Renault produzirão veículos elétricos urbanos

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro

 

Os grupos Volvo e Renault criaram a Flexis SAS, empresa que inicia uma joint venture responsável por desenvolver e produzir uma nova geração de veículos comerciais leves eletrificados. As fabricantes obtiveram as aprovações regulatórias necessárias para oficialmente lançar a nova empresa, que vai definir a próxima geração de vans totalmente elétricas com base em uma Plataforma de Veículo Definido por Software (SDV) e seus serviços dedicados. Assim, trata-se da plataforma mais avançada para o desenvolvimento dos futuros utilitários, conforme as marcas.

 

Nesse sentido, as empresas anunciaram, ainda, que a nova arquitetura SDV permite incorporar aos veículos recursos para monitorar a atividade de entrega e o desempenho dos negócios do usuário. E, dessa forma, reduzir o custo total de operação em cerca de 30%.

 

De acordo com as fabricantes, os serviços conectados possibilitados pela tecnologia vão garantir que os veículos sejam atualizados durante seu ciclo de vida. Vans poderão ser adaptadas para vários usos relacionados à mobilidade urbana, além de diferentes capacidades de bateria.

 

Entrega próxima

 

Com a criação da empresa, a Flexis SAS atenderá às necessidades crescentes de soluções de descarbonização. Para isso, Volvo e Renault planejam investir ¤ 300 milhões ao longo dos próximos três anos. O que, na conversão direta, é o equivalente a cerca de R$ 1,61 bilhão.

 

A nova família de vans totalmente elétricas resultado da parceria entre as duas fabricantes começa a ser produzida em 2026. A companhia será sediada na França, onde também está localizada a Renault.

 

A empresa será totalmente independente. O Grupo Renault e o Grupo Volvo pretendem partilhar não apenas os investimentos, mas também somarem suas expertises de desenvolvimento, trazendo os benefícios do know-how dos serviços que cada uma oferece aos clientes. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Andrea Ramos)