Placas fotovoltaicas movem caminhões da Pepsi

O Estado de S. Paulo

 

Hoje, os principais compradores das células orgânicas que geram energia são empresas como a Pepsico, que adquire o material da Sunew. Desde 2020, o teto das carrocerias de 366 caminhões da empresa possui painéis fotovoltaicos orgânicos. Essas placas, que não pesam mais do que 5 quilos, geram energia que recarrega as baterias dos veículos durante suas viagens.

 

“Estimamos, com essa mudança, uma redução de emissões de 5 mil toneladas de gases do efeito estufa. Houve também aumento da produtividade, tendo em vista que problemas elétricos e de baixa carga geravam horas paradas dos caminhões”, diz Anderson Pinheiro, diretor de Transportes da PepsiCo Brasil.

 

O avanço nas pesquisas sobre as células orgânicas e o maior alcance de público seguem uma corrida mundial por fontes de energia elétrica menos poluentes. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar fotovoltaica corresponde a 15% da matriz elétrica. A hidrelétrica, colocada na berlinda pela alteração que gera em ambiente aquático e o potencial risco de rompimentos de barragens, é a líder: responde por 50,1% da geração energética no País. (O Estado de S. Paulo)