Auto+
O Audi R8, um supercarro icónico, deixou de ser produzido. O último modelo a sair da linha de produção, em novembro de 2023, foi um, um coupé Amarelo Vegas na Edição Performance Quattro.
Apesar do aumento das encomendas dos clientes após o anúncio da sua descontinuação, o R8 continuou a ser um produto de venda lenta, com um pico de vendas em 2008 (ano em que se venderam 5,016). Em 2023, o seu último ano, venderam-se 1,591 unidades, face às 1068 unidades de 2022.
O seu desaparecimento marca o fim do motor V-10 do Grupo Volkswagen, com o Lamborghini Huracan a ser também descontinuado, com quem partilha o motor. A Lamborghini apresentará um sucessor com uma configuração híbrida plug-in, estando a desenvolver um motor sem a ajuda da Audi, enquanto a marca alemã não tem planos imediatos para uma substituição direta, dando a entender um possível modelo totalmente elétrico no futuro. A descontinuação é atribuída ao elevado preço do R8 e ao agravamento das normas de emissões. (Auto+/Fábio Mendes)