Motor 1
Especulado desde meados do ano passado, o lançamento do inédito Jeep Compass BlackHawk parece finalmente próximo de ser concretizado no Brasil. Prova disso são os flagras consecutivos capturados nas últimas semanas e o fato de os protótipos rodarem em com pouquíssima camuflagem. A chegada às lojas é iminente e a apresentação oficial deverá acontecer no próximo mês de abril.
Desenvolvido para ser a versão de desempenho do catálogo, o Compass BlackHawk será equipado com o conhecido motor 2.0 turbo a gasolina da família Hurricane 4. O propulsor, já usado pela picape Ram Rampage, entrega 272 cv de potência, 40,8 kgfm de torque e promete fazer do Compass um dos SUVs mais rápidos do segmento.
Na Rampage R/T, por exemplo, o motor garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e 220 km/h de velocidade máxima. Ou seja, faz da picape a mais potente produzida no Brasil. Sob o capô do Compass, a expectativa é de performance bastante aproximada. Também farão parte do conjunto o câmbio automático de 9 marchas fornecido pela ZF e o sistema de tração 4×4 integral.
No visual, o Compass BlackHawk terá detalhes com pintura escurecida (incluindo emblemas e logotipos), rodas de 19 polegadas com pintura em preto brilhante, pinças de freio vermelhas, molduras plásticas pintadas na cor da carroceria (como no Compass S) e saída dupla de escapamento. No interior, haverá detalhes alusivos à versão no acabamento, novos revestimentos e painel digital com animação exclusiva.
Depois da versão BlackHawk, tudo indica que o motor 2.0 turbo chegará às demais variantes do Compass (com exceção do modelo de entrada Sport). O propulsor será ofertado como opção mais potente ao 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas e tração apenas dianteira. Além disso, o Commander também usará o propulsor. (Motor 1/Dyogo Fagundes)