Motor 1
A Volkswagen prepara-se para lançar a linha 2024/2024 do Taos. O SUV médio iniciará as vendas nos próximos dias e, para conseguir enfrentar os rivais em termos de tecnologia, receberá mais alguns equipamentos. Partirá de R$ 186.990 na versão Comfortline, adotando itens como painel de instrumentos digital de 10,25” e controle de cruzeiro de adaptativo. Já a versão Highline custa R$ 210.990 e recebe as rodas de 19” de série.
Com a chegada dos rivais chineses mais equipados, o Volkswagen Taos precisava ficar mais equipado para ter o mesmo nível, ao menos em tecnologia. A fabricante mexeu no pacote básico do SUV, que passa a ter opcionais voltados somente para a parte estética, como rodas de 18” escurecidas para o Comfortline (R$ 500), enquanto o Highline tem o teto-solar (R$ 6.600) e a pintura biton (R$ 8.210).
Agora, a partir da configuração Comfortline, o SUV terá controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência, dois itens que faziam parte de um pacote opcional que custava R$ 5.730. Deixou de lado a tela de 8 polegadas para o painel de instrumentos, adotando a de 10,25 polegadas para todas as versões. No caso da versão Highline, as novidades são as rodas de 19”, agora de série ao invés de ser um opcional.
Com a mudança, a Volkswagen acabou revertendo a redução de preços feita em fevereiro, que deixou o SUV até R$ 6.400 mais barato. Agora por R$ 186.990, a versão Comfortline acaba custando R$ 710 mais do que o que era cobrado antes da queda nos preços. No caso da configuração Highline, ainda está mais barato, custando R$ 210.990, contra os R$ 212.480 de antes, uma diferença de R$ 1.490.
Como é uma mudança de ano-modelo, não traz nenhuma alteração na parte mecânica. Segue equipado com o 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm em todas as versões, sempre com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. O Volkswagen Taos terá novidades na motorização somente quando a reestilização chegar ao país, o que está previsto apenas para 2025. O SUV deve receber o novo 1.5 TSI que será produzido em São Carlos (SP) e estrear o sistema híbrido-leve da marca no Brasil. (Motor 1/Nicolas Tavares)