AutoIndústria
A BYD aproveitou visita nesta última segunda-feira, 18, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em seu complexo industrial em Camaçari para anunciar o aumento do seu investimento no Brasil dos iniciais R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões, acréscimo de 83%.
A CEO Américas e vice-presidente executiva global da BYD, Stella Li, e o presidente da empresa no Brasil, informaram que a decisão reforça crença da marca de que a produção nacional vai estimular preços ainda mais competitivos, gerando oportunidade para que cada vez mais os brasileiros possam ter um carro elétrico da marca na garagem.
“Nos últimos 30 anos, pouco foi investido no setor automotivo no Brasil”, lembrou Stella Li. “Mas a chegada da BYD mexeu com o mercado e agora várias outras montadoras estão anunciando investimentos para o longo prazo”.
Levantamento da Anfavea realmente confirma investimentos recordes do setor automotivo no País. Só neste ano, sem computar esse acréscimo da montadora chines, foram anunciados R$ 66 bilhões, dos quais R$ 30 bilhões por parte da Stellantis.
Segundo a CEO Américas da BYD, os R$ 5,5 bilhões serão investidos num curto espaço de tempo: “Nós queremos acelerar as obras para logo ter os primeiros carros produzidos na Bahia”.
A data exata do início das operações, contudo, não foi revelada. Pode ser entre este ano e o próximo. A capacidade instalada será de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil numa segunda etapa.
Também foi revelado na ocasião a construção de cinco prédios residenciais para abrigar os funcionários da fábrica, abrangendo 4.230 pessoas. Eles ficarão 3,5 km de distância da fábrica, em uma área de 81 mil m².
“Tem sido muito produtiva a forma como a BYD está chegando ao Brasil”, comentou o governador da Bahia. “No que é possível, estamos ganhando tempo. Estamos com um projeto que vai desde o porto, tanto para importação e exportação, quanto estradas e infraestrutura logística de todo o polo industrial de Camaçari. Estamos atendendo aos interesses das duas partes para um rápido andamento da obra”.
O governador comentou que com a geração de 10 mil empregos por parte da marca chinesa, Camaçari – que já abrigou a Ford antes de a montadora estadunidense decidiu acabar com operações produtivas no Brasil- voltará a ser um importante polo industrial automotivo. (AutoIndústria)