Venda de caminhões elétricos ainda é baixa no País

Estradão/Fenabrave

 

A venda de caminhões elétricos somou nos dois primeiros meses deste ano 77 veículos. Ou seja, um resultado ainda tímido. E que, quando se compara com igual período em 2023 que vendeu 82 unidades, o registro é de queda de 6,10%, conforme a Fenabrave.

 

Em janeiro os emplacamentos foram melhores frente ao mês de fevereiro. Assim, no primeiro mês do ano as empresas emplacaram 56 unidades, ante as 21 do mês passado. Dessa forma, ocasionando queda de 62,50%.

 

Todavia, quando se compara fevereiro deste ano com o mesmo mês em 2023, a retração é ainda maior, de 68,66%. No segundo mês do ano passado, o setor emplacou 67 caminhões elétricos.

 

Caminhão elétrico feito no Brasil é o mais vendido

 

Quando o tema é produto, o caminhão mais emplacado é o Volkswagen e-Delivery, com 51 unidades vendidas. Sendo 45 do modelo de 14 t e as outras seis unidades vendidas são o e-Delivery 11 t. Assim, no acumulado, os dois modelos da Volkswagen Caminhões somam 66,90% de mercado.

 

Vale destacar que o e-Delivery é um projeto 100% brasileiro. Ou seja, desenvolvido no Brasil pela engenharia da VWCO. A gama foi inicialmente produzida para atender às demandas da Ambev, que comprou mais de 100 unidades do veículo. Todavia, desde o ano passado, a Volkswagen está realizando vendas para demais clientes do setor.

 

Assim, a linha conta com duas opções. Sendo o de 11 t com tração 4×2 e o de 14 t, um médio configurado 6×2. Da mesma forma, o peso bruto total (PBT) pode ser de 11 e 14 toneladas.

 

Segundo a VWCO, as duas têm motores elétricos de 300 kW (408 cv) de potência e 219,2 mkgf de torque. Além disso, podem receber conjunto de três ou seis baterias. Como resultado, a autonomia varia de 150 km a 300 km.

 

Confira a lista dos caminhões mais emplacados neste 1º bimestre

 

1- VW e-Delivery 14 – 45

2- JAC eEV 1200T – 13

3- Volvo FM Eletric – 7

4- VW e-Delivery 11 – 6

5- JAC E-JT 9,5 – 4

6- Foton iBlue 6T – 2

(Estradão/Fenabrave/Andrea Ramos)