Motor 1
A Mitsubishi acaba de oficializar em mercados da Ásia o lançamento da linha 2025 do Pajero Sport com novidades. O SUV, lançado em 2015 e reestilizado em 2019, passa por mais uma atualização de meia-vida e ganha alterações tanto no design quanto no conjunto mecânico. As mudanças devem manter o modelo atualizado por mais alguns anos, até a chegada da próxima geração (que será baseada na recém-lançada L200 Triton).
Entre as novidades, o Pajero Sport 2025 ganha versão atualizada do design Dynamic Shield com inspiração em modelos vendidos na Ásia, como a minivan Xpander Cross. Nesse sentido, há grade frontal remodelada, para-choque com formato revisado e novo padrão de malha para a porção central da peça. A traseira ganhou apenas sutis alterações no desenho do para-choque, enquanto as laterais exibem rodas de 18 polegadas inéditas.
Em mercados da Ásia, como a Tailândia, o Pajero Sport conta com versão de pegada esportiva com design exclusivo. Batizada de Elite Edition, a configuração rivaliza com o Toyota SW4 GR-Sport e exibe pintura preta nas rodas, grade com tonalidade brilhante, pacote aerodinâmico, teto preto, aerofólio na tampa do porta-malas, maçanetas e retrovisores em preto.
Por dentro, o Pajero Sport 2025 ganha – dependendo da versão – quadro de instrumentos com mostradores digitais atualizados (incluindo gráficos mais nítidos), volante herdado da nova L200 Triton, novo forro de teto (agora é preto no lugar do antigo cinza), bancos de couro com dois tons com padrão de costura de diamante.
Mecanicamente, mais mudanças. Na Tailândia, o modelo passa a ser equipado com o motor 4N16 de 2.4 litros turbodiesel que estreou na picape Triton. Entrega 184 cv de potência e 43,8 kgfm de torque, sendo capaz de atender às normas Euro 5 de poluição. O câmbio deixa de ser automático de 8 marchas e passa a ser de 6 velocidades.
Já nas Filipinas, onde as regras anti-poluição são mais brandas, foi mantido o atual 2.4 4N15 com 181 cv de potência e 43,8 kgfm. O propulsor é ligeiramente menos potente, mas mantém a transmissão automática de 8 marchas. Em todos os casos, a tração é Super Select 4WD-II com bloqueio do diferencial e diferentes modos de condução. (Motor 1/Dyogo Fagundes)