Transporte Moderno
Em comemoração ao Mês da Mulher e aos cinco anos do Movimento A Voz Delas, a Mercedes-Benz realizou um encontro com motoristas de ônibus e de caminhão na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
A proposta do programa, criado em 2019, é dar atenção às necessidades das mulheres nos transportes e conscientizar a sociedade sobre a importância destas profissionais para o setor, além de contribuir para a inclusão de motoristas no transporte coletivo.
As profissionais comemoram o avanço conquistado com as várias ações, campanhas e parcerias realizadas ao longo deste período. Segundo a Mercedes-Benz, mais de um mil usuários estão acompanhando atualizações no site do Movimento. Foram realizadas diversas ações voltadas a elas, como criação do site com conteúdo exclusivo. Há ainda aba no site de empresas que oferecem oportunidades de emprego para mulheres motoristas.
Conquistas
A empresa destaca também melhoria de infraestrutura em posto de combustível, a Promoção “Na Direção dos seus sonhos”, bolsas de curso de formação na Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet). Também foi realizada a websérie Papo Delas, criado o caminhão Actros Estrela Delas e três edições da Caravana Todos Juntos.
Além disso, o Movimento formalizou petição junto a órgãos importantes, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT), em busca de melhorias no cenário do transporte para a mulher. Realizou ainda campanha de distribuição de protetor solar no mês de dezembro laranja, promoveu a premiação Mulheres Positivas e ações com empresas parceiras.
CNH profissional
A Mercedes-Benz informou também que mais de 30 mulheres estão realizando o sonho da CNH profissional por meio da Promoção “Na Direção dos seus sonhos”. Mais de 60 empresas parceiras estão somando forças para a transformação no cenário do transporte para a mulher, mais de 700 mulheres inscritas na aba “Eu sou A Voz Delas” (área destinada a motoristas de caminhão, ônibus, cristais e apoiadoras do movimento) e mais de 500 interações por meio da aba “Solte sua Voz” (campo destinado a ouvir as necessidades e sugestões das estradas). (Transporte Moderno/Sonia Moraes)