Mercedes-Benz aposta em década do ônibus

Frota & Cia 

 

Com foco na expansão do portfólio livre de emissões de poluentes, a Daimler Buses apresentou metas ambiciosas até 2030, quando espera um crescimento de 9% no volume global de vendas. Neste período, a companhia quer avançar na digitalização de produtos e processos para gerar mais valor agregado aos consumidores da marca.

 

Para Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses, a transformação da indústria está em pleno andamento e a procura por meios de transporte altamente eficientes e não poluentes. “Podemos tornar o mundo mais sustentável com ônibus neutros em CO2 e, assim, dar uma contribuição importante para conter as alterações climáticas. Acreditamos, firmemente, que esta é a ‘Década do Ônibus’. Queremos aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem e, a partir de uma posição de força, moldar a transformação com os nossos produtos e serviços como nenhum outro”, destaca.

 

A importância do transporte por ônibus deve manter a sua curva de crescimento em todo o mundo nos próximos anos. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) projeta que a demanda pelo transporte público por ônibus, tanto na Europa como na América Latina, aumentará cerca de 10%, considerando os números de 2019, que são pré-pandemia da COVID19, até o ano de 2030. A mobilidade urbana será o principal propulsor neste momento.

 

A União Europeia estabeleceu requisitos correspondentes no início de 2024: a partir de 2030, pelo menos 90% de todas as novas compras de ônibus urbanos por um operador de frota devem consistir em veículos neutros em CO2. O segmento de ônibus intermunicipais deverá reduzir as suas emissões de CO2 em 45% a partir de 2030.

 

Segundo a Daimler Buses, ônibus urbanos elétricos estão em produção em série desde 2018, seguidos por ônibus interurbanos elétricos a partir de meados da década com objetivo de proporcionar aos seus consumidores uma gama de produtos capaz de entregar um TCO (custo total de propriedade) competitivo e, por isso, caminhões e ônibus poderão compartilhar da mesma plataforma, o que reduzirá os custos de desenvolvimentos e produção. Novos anúncios serão feitos durante o evento eMobility Days no final do ano.

 

Tecnologia de ponta

 

A Daimler Buses intensificará os negócios da sua subsidiária Daimler Buses Solutions GmbH na área de sistemas elétricos de uma única fonte para atender a uma demanda dos frotistas, que pedem cada vez mais pacotes completos. Atualmente, mais de 20 projetos estão em andamento. No início do ano, a Daimler Buses Solutions GmbH iniciou a produção de 41 estações de carregamento, que somam 122 pontos de carregamento para instalação no em um operador de transporte público em Haia, nos Países Baixos. Há, ainda, investimentos na formação de uma infraestrutura de hidrogénio para futuras necessidades crescentes de veículos movidos a células de combustíveis a hidrogênio.

 

A engenharia da Daimler Buses prevê espaço para melhorar os pontos fortes dos veículos com propulsão elétrica e convencional. Essa eficiência será assegurada por uma ampla rede especializada no pós-vendas necessário, bem como pelo avanço da disponibilidade de peças por meio de processos de impressão 3D. A corporação investirá mais fortemente no uso de ferramentas de análise e inteligência artificial, criando digitalmente “gémeos digitais” dos seus ônibus em todas as séries de modelos, assegurando um controle efetivo de todas as intervenções no pós-vendas.

 

Para otimizar o processo de montagem dos ônibus, todos os componentes de uma linha de produto serão montados digitalmente no computador, garantindo maior precisão e reduzindo a necessidade de ajustes subsequentes. A Daimler Buses, também, planeja introduzir atualizações over-the-air (OTA) em seu portfólio a partir de meados da década. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)