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O novo Audi Q6 e-tron foi apresentado de forma oficial como o quarto carro elétrico da linha, preenchendo a lacuna entre o Q4 e-tron e o Q8 e-tron em termos de tamanho e preço. Trata-se de um SUV elétrico baseado na nova plataforma Premium Platform Electric (PPE) da nova geração do Porsche Macan, que introduz uma série de novos recursos em termos de tecnologia e dinâmica de condução.
O Audi Q6 e-tron pode ser encomendado a partir do final de março e início de abril, antes de chegar às concessionárias em meados do ano, inicialmente em duas versões diferentes, ambas com tração nas quatro rodas.
Audi Q6 e-tron (2024): o exterior
Apesar dos grandes números, o novo Audi Q6 e-tron disfarça muito bem suas dimensões. Ele é alguns centímetros mais longo que seu irmão Q5, mas é alguns centímetros mais baixo, chegando a 1,65 metro. Ele fica exatamente no meio entre o Q4 e-tron e o carro-chefe Q8 e-tron, superando o primeiro em 20 centímetros de comprimento e parando 15 centímetros abaixo do segundo. Em termos de estilo, todas as características de estilo que fizeram a fortuna da Audi nos últimos anos estão presentes, com linhas elegantes, suaves e musculosas ao mesmo tempo.
A nova plataforma tornou possível minimizar os balanços, especialmente na dianteira. A lateral é enfeitada por rodas que variam de 18 a 21″ de diâmetro, dependendo da versão, e não faltam elementos hi-tech distintos, como os novos faróis OLED que têm uma assinatura de luz que pode ser personalizada a partir da tela central de informação e entretenimento e são capazes de representar uma série de símbolos que se comunicam com outros carros e com o ambiente ao redor.
Audi Q6 e-tron (2024): o interior
O interior do novo Q6 e-tron já foi revelado em detalhes há alguns meses e apresenta uma série de novas soluções que serão adotadas em toda a linha daqui em diante. Uma das principais é a grande tela curva dupla, composta por uma tela de instrumentos de 11,9″ e uma tela central de 14,5″, ambas OLED. Há também um head-up com função de realidade aumentada e uma tela dedicada ao passageiro que, por ser polarizada, pode ser usada para assistir a vídeos sem distrair o motorista.
Todo o sistema de informação e entretenimento é baseado na tecnologia Google Automotive e integra software para planejamento de carregamento em rota, exibindo estações DC e AC, também mostrando quais pontos de carregamento estão ocupados e pré-aquecendo a bateria. Quase todos os controles estão integrados na tela sensível ao toque, inclusive o controle climático, exceto o controle de volume e as luzes de emergência.
A escolha dos materiais é boa, com couro sintético alternando com microfibra dinâmica (no Q6 mais esportivo) e plásticos usinados, apenas um pouco rígidos nas partes inferiores da cabine. Considerando as generosas dimensões externas, o porta-malas é grande (526 litros de capacidade), há um porta-malas de 64 litros sob o capô dianteiro e, mesmo no interior, é possível viajar confortavelmente. Apenas o quinto passageiro é sacrificado pelo túnel central saliente e pela largura estreita do encosto.
Audi Q6 e-tron (2024): motores, bateria e autonomia
O Audi Q6 e-tron estará disponível no lançamento em duas versões diferentes, ambas com tração nas quatro rodas, o nível de entrada de 285 kW (387 cv) e o SQ6 de 380 kW (516 cv): o primeiro está disponível com duas baterias diferentes, uma com 79 kWh líquidos e uma maior de 95 kWh, a última apenas com a bateria maior. No que diz respeito ao alcance, o “básico” tem autonomia de 625 km, de acordo com o ciclo de homologação WLTP, e de 585 km no SQ6. Mais tarde, também chegarão duas variantes de tração traseira que podem ser combinadas com ambas as baterias.
Em comparação com seu primo Porsche Macan, que usa motores síncronos de ímã permanente na frente e atrás, a Audi usa um assíncrono (menos potente e mais barato) para as rodas dianteiras, que tem a vantagem de poder ser desconectado durante a condução e, assim, reduzir o consumo. No que diz respeito ao carregamento, o Q6 e-tron é equipado com um carregador de bordo de 11 kW AC (o carregador de 22 kW chegará em breve como opcional) e um carregador DC de 270 kW que, graças à sua arquitetura de 800 volts, permite o carregamento de 10 a 80% em 21 minutos.
Audi Q6 e-tron (2024): preços
O Audi Q6 e-tron pode ser encomendado a partir do final de março e início de abril, antes de chegar às concessionárias no verão. Quanto aos preços, o Q6 e-tron começa em cerca de 79.000 euros (R$ 431.000), enquanto o SQ6 começa em cerca de 97.000 euros (R$ 530.000), com todos os preços excluindo incentivos e descontos.
Confirmado para o Brasil, o Audi Q6 e-tron deve desembarcar por aqui na sequência dos mercados europeus, em algum momento do segundo semestre de 2024. A pré-venda deve ter início em breve. (InsideEvs/Julio Cesar, traduzido por Julio Cesar)