Altair promove Desafio Machine Learning no Baja SAE BRASIL

Giro MT Notícias

 

A Altair, líder global em ciência computacional e inteligência artificial (IA), é a patrocinadora diamante da 29ª edição do Baja SAE BRASIL. A competição será realizada entre os próximos dias 20 e 24 de março, na FATEC de São José do Campos, e terá como diferencial o Desafio Machine Learning, com a premiação das três melhores equipes. Estão inscritos mais de 40 times de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e Distrito Federal, entre outros.

 

O objetivo é divulgar e intensificar a adoção das soluções Altair em setores core para a companhia no Brasil, como a indústria automobilística. Tradicionalmente as equipes patrocinadas pela Altair tanto no Baja SAE BRASIL quanto no Fórmula SAE BRASIL utilizam principalmente as soluções de Design Orientado por Simulação, em particular o Inspire e o SimSolid. Este ano, na competição de Baja, a Altair disponibilizou as ferramentas da plataforma Altair RapidMiner e ministrou treinamentos para que as equipes criassem modelos preditivos de Machine Learning.

 

“A formação e capacitação dos profissionais que atuam e vão atuar no setor estão alinhadas com os valores que acreditamos na Altair Brasil. Capital humano comprometido e a participação em atividades extracurriculares são muito valiosos. Inclusive, 30% do nosso quadro de funcionários participou de competições estudantis”, finaliza Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil e que faz parte do comitê do evento SAE BRASIL de Testes e Simulações em São Paulo.

 

“A parceria com a SAE BRASIL e a participação nos eventos promovidos é fundamental porque sempre acreditamos que indústria e academia deveriam trabalhar juntas e a entidade é uma das pontes para aproximar esses dois mundos”, destaca Valdir Cardoso.

 

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho.

 

O Projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL.

 

Em 1995, era realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, Bairro do Ibirapuera, cidade de São Paulo. No ano seguinte a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

 

Desde 1997, a SAE BRASIL também apoia a realização de eventos regionais do Baja SAE BRASIL, através de suas Seções Regionais. Desde então, dezenas de eventos foram realizados em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. (Giro MT Notícias)