AutoIndústria
Ainda há um longo caminho a ser trilhado, mas as mulheres seguem ganhando espaço no mundo automotivo como mostram empresas do setor que aproveitam o Dia Internacional delas, neste 8 de março, as empresas do setor aproveitam para divulgar material com ações em andamento e avanços em prol da equidade de gênero.
A Stellantis informa que nos últimos três anos, a partir da sua criação, o número de mulheres em cargos de liderança duplicou, chegando a 30% globalmente.
Atualmente, de todo o seu quadro de funcionários, 21% são mulheres. Especificamente nas posições de vice-presidente sênior e vice-presidente, elas são 24%, com a meta de atingir 27% até o final deste ano.
Também relevante o fato delas terem representado 42% das contratações para líderes executivos e 31% das contratações em todas as categorias em 2023. Na área de manufatura, a presença do público feminino cresceu15% em um ano nos cargos de liderança.
A Stellantis está posicionada como 33ª no Índice de Diversidade e Inclusão FTSE de 2023, uma melhoria de 55 posições em um ano. Segundo a empresa, o desafio em um setor que historicamente as mulheres têm baixa representação, é atrair e desenvolver talentos femininos em todos os níveis da empresa.
“Aumentar a representação das mulheres em cargos de liderança não é apenas parte da nossa estratégia de Recursos Humanos, mas também uma pedra fundamental do nosso desenvolvimento futuro”, afirma Xavier Chéreau, Stellantis Chief Human Resources & Transformation Officer.
A VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, revela ter avançado de forma consistente para ampliar o número de mulheres em suas equipes em todos os níveis. Nos últimos cinco anos, a participação delas amentou 14 pontos porcentuais entre o efetivo total e 8 pp entre os cargos executivos.
“Sabemos que historicamente os desafios são maiores entre as mulheres e, por isso, nos dedicamos a construir uma experiência que seja rica e inclusiva para nossas profissionais de forma a gerar um impacto positivo real no presente”, comenta Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da VWCO.
Neste Dia Internacional da Mulher, a BMW garante que há anos as mulheres vêm compondo mais de 40% do programa de trainees AcceleratiON da empresa.
Ilka Horstmeier, membro do Conselho de Administração da BMW AG e diretora de Relações Trabalhistas, avalia ser fundamental o envolvimento delas para moldar o futuro da mobilidade individual de forma elétrica, digital e circular:
“Queremos que mais mulheres jovens se interessem e sigam carreiras nessas áreas mencionadas para que, assim, possamos moldar o futuro da mobilidade individual com elas. Nós acreditamos em um espírito de equipe diversificado, com oportunidades e responsabilidades iguais para cada indivíduo. É assim que estamos tornando a BMW elétrica, digital e circular”.
A Bridgestone, por sua vez, anuncia que no final do ano passado a representação feminina em cargos de liderança de mais alto nível chegou a 37,5%, índice que ficou em 27,7% na América Latina na equipe de gerência.
Nas fábricas da Bridgestone no Brasil, 4% do número total de funcionários são colaboradoras, com as mulheres respondendo por 11% dos cargos de liderança na área industrial.
Entre as principais atividades realizadas ultimamente, a empresa destaca projetos realizados em parceria com o Senai nas regiões de Santo André (SP) e Camaçari (BA), onde possui fábricas de pneus, que visam preparar as mulheres para atuar na indústria de borracha. Em 2023, 74 mulheres foram qualificadas.
A Bridgeston também promoveu uma ação para impulsionar mulheres no mercado de trabalho, reforçando os aspectos mais relevantes que permeiam a área de recrutamento e seleção, auxiliando profissionais das comunidades ao entorno das suas fábricas a desenvolverem currículos atrativos.
Foram mais de 40 beneficiadas, três comunidades assistidas e dez voluntárias envolvidas no projeto. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)