No Brasil, Volkswagen e Mercedes-Benz lutam pela liderança do mercado de comerciais pesados

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O mercado brasileiro atingiu a venda de 9.923 veículos comerciais pesados em fevereiro de 2024, com queda de 2,04% sobre o total de 10.130 unidades do mesmo mês do ano passado. Foram 8.200 caminhões, com evolução de 4,57% em relação às 7.842 unidades, e 1.723 ônibus, com retração de 24,69% em comparação com as 2.288 unidades faturadas em fevereiro de 2023.

 

As vendas acumuladas no bimestre somaram 19.462 unidades, contra as 22.492 dos dois primeiros meses de 2023. Foram 16.193 caminhões, em queda de 10,29% em relação às 18.051 unidades vendidas em igual período de 2023. Em ônibus, o total acumulado foi de 3.269 veículos, que corresponderam a uma retração de 26,39% na comparação com as 4.441 unidades registradas do primeiro bimestre de 2023.

 

O presidente da Fenabrave, Andretta Júnior, informou que o mês de fevereiro foi prejudicado pelos feriados de carnaval que reduziram os dias de compra do mês. Mas que, assim mesmo, o mercado comportou-se de forma positiva.

 

Andretta deu ênfase para a melhoria da economia do País, pela evolução do crédito. Em relação ao mercado de ônibus, ponderou que, com as licitações do governo para o programa Caminho da Escola, o segmento deverá apresentar bons resultados neste ano.

 

O mercado de veículos comerciais pesados manteve rigoroso equilíbrio entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Mercedes-Benz. Em fevereiro, a Volkswagen voltou a comandar as vendas de caminhões e a Mercedes-Benz o domínio da categoria de ônibus.

 

Em vendas acumuladas, a Volkswagen manteve a liderança no segmento de caminhões, com o total de 4.075 veículos e 25,17% do mercado brasileiro. A Mercedes-Benz manteve a vice-liderança, com 3.817 veículos e 23,57% do mercado, com diferença inferior a 2% de participação. A Volvo e a Scania disputam a terceira posição, com diferença ligeiramente superior a 3 pontos percentuais.

 

No segmento de ônibus a Mercedes-Benz é absoluta e fechou o bimestre inicial do ano com 2.050 veículos vendidos e 62,3% de participação do mercado. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em segundo lugar, registrou 480 veículos e 14,68% do mercado, seguida pela Marcopolo, com 463 unidades e participação correspondente a 14,16%.

 

Caminhões mais vendidos

 

1 – Volvo FH 540 – pesado – 1.211 unidades

2 – Volkswagen Truck 11.180 – médio – 816

3 – Scania R450 – pesado – 799

4 – DAF XF 530 – pesado – 784

5 – Volvo FH 460 – pesado – 573

6 – DF XF 480 – pesado – 540

7 – Volvo VM 290 – semipesado – 498

8 – Scania R540 –   pesado – 463

9 – Mercedes-Benz Accelo 1017 – médio – 454

10 – Mercedes-Benz Actros 2548 – pesado – 443 unidades

(Truck & Bus Builder América do Sul)