Recursos tecnológicos no desenvolvimento dos veículos

Revista AutoBus

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus vem lançando mão da realidade virtual em seu centro mundial de engenharia, que está localizado na cidade fluminense de Resende. De acordo com a fabricante, a tecnologia vem sendo utilizada nas análises de manufatura desde 2022, possibilitando que os processos de desenvolvimento sejam até três vezes mais rápidos, com redução dos custos em 65% dos projetos, além de garantir mais segurança e a otimização das atividades executadas.

 

Luiz Salles, gerente de Manufatura da VW Caminhões e Ônibus, disse que, desde a sua implementação, as ferramentas de realidade virtual têm impactado significativamente na produtividade e nos custos de desenvolvimento, com o aprimoramento interno permitindo dobrar a capacidade de produção de protótipos virtuais. “Podemos validá-los de maneira totalmente digital. Considerando os testes de design de produto e simulação montagem, nosso avanço resultou na antecipação de 25% da fase de aprovações e na eliminação de dois a quatro veículos físicos por projeto, reduzindo drasticamente valores gastos e também gerando um ganho ambiental”, ressaltou.

 

A marca explicou que, por meio de um software desenvolvido nos parâmetros VWCO integrado a óculos 3D e joystick, a ferramenta ainda se torna uma poderosa aliada no impulsionamento à sustentabilidade. Assim, contar com a alternativa digital, alcança-se a otimização da utilização de recursos energéticos, reduzindo o consumo e descarte de recursos como metais, plásticos, madeira e outros materiais.

 

Salles destacou que a linha de montagem da Volkswagen CO é uma das mais diversas do mundo na indústria automotiva e altamente complexa. As, cerca de 250 variantes de modelos de veículos – entre caminhões e ônibus –, passam por uma mesma estrutura, sendo que há necessidade de garantias quanto aos processos para que ocorram com extrema precisão, sincronia e fluidez. “Somada às demais tecnologias mencionadas e à vivência das equipes multidisciplinares, a utilização da realidade virtual na nossa linha de montagem que simula à operação final e trocas com o time operacional nos permitem realizar os ajustes necessários antes da inserção do modelo na produção e corrigir falhas antes mesmo que impactem o resultado final”, observou.

 

Para 2024, a empresa prevê o investimento de R$ 1 milhão em inovação digitais. (Revista AutoBus)