AutoIndústria
Em um mês que teve movimento surpreendente considerando o carnaval e o menor número de dias úteis, fevereiro trouxe novidades também no ranking do atacado, que teve o Renault Kwid na liderança e a Fiat Strada em segundo lugar.
Já no varejo, o SUV Hyundai Creta consolidou o primeiro lugar que já tinha conquistado em janeiro, acumulando no bimestre venda de 7.934 unidades junto ao consumidor comum, das quais 3,677 realizadas em fevereiro, conforme dados divulgados nesta segunda-feira, 4, pela Fenabrave.
Complementam o Top 3 dos mais emplacados no varejo este ano o Chevrolet Onix (7.429 unidades) e o VW Polo (6.051). Esse último é lider entre os automóveis mais vendidos no mercado total de fevereiro e do ano, perdendo apenas para a Strada no ranking que contempla todos os veículos leves.
Com relação às vendas diretas, a picape da Fiat lidera no ano com 10,4 mil licenciamentos, e é vice-líder em fevereiro, quando emplacou 5.345 unidades. Na sequência do bimestre no atacado estão o Polo (9.139 unidades)e Kwid (8.150).
Vale lembrar que as vendas diretas costumam ser menos rentáveis, por envolver emissão de nota fiscal direta da montadora para o consumidor final, com margem menor do concessionário e preço final mais acessível.
Mas a modalidade vem sendo usada em todos os negócios de algumas montadoras que estão chegando ao País, caso da chinesa GWM que fechou convenção de marca com a rede para vender tudo diretamente, seja pessoas física ou jurídica, um único comprador ou um grande frotista.
Além disso, também as marcas que atuam a mais tempo no mercado, como Renault e Fiat, têm usado o mecanismo da venda direta em promoções pontuais, como as realizadas no final de 2023, para ampliar volume e participação nos emplacamentos totais. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)