Chevrolet Equinox 1.5 RS 2023

Revista Torque 

 

No nosso mercado o que não falta é opções de SUVs, de tamanhos e formas diferentes, as vezes fica até difícil escolher um realmente que lhe agrade. Dependendo do uso, o maior vem à calhar ou o menor que fica do tamanho certo para a proposta que você quer. Eu como testo vários ao longo dos anos tenho os meus preferidos de cada categoria. E entre eles está o Chevrolet Equinox, que testei por uma semana. A versão RS foi a “bola” da vez, a sigla significa “Rally Sport” – que também é oferecida em outros modelos da marca como recentemente na picape Montana, no Onix, no Cruze Sport6 e no Tracker – que destaca um visual mais esportivo e um interior mais caprichado. Acima da RS está a versão Premier, que já avaliamos também.

 

Apresentada em outubro de 2022 a versão RS traz um visual atualizado e um conteúdo tecnológico ainda mais amplo. Com um porte avantajado, o Equinox se destaca entre os concorrentes. Traz um amplo pacote de equipamentos de segurança, assim como a excelente dirigibilidade e o motor turbo, que não poderia faltar na linha da Chevrolet. Em 2023 foram emplacadas 4.068 unidades contra 59.118 do Jeep Compass e 42.075 do Toyota Corolla Cross, seus concorrentes diretos. Mesmo com os números de venda baixos, o Equinox é um SUV que merece uma certa atenção dos consumidores.

 

Para a linha atual foram revistos alguns itens visuais, que receberam atualizações como faróis, grade, para-choques, rodas e lanternas seguindo a mais recente linguagem de SUVs globais da Chevrolet. Comparada a versão Premier, os cromados são escurecidos, assim como as rodas, o rack de teto e o logo Chevrolet. Há também itens exclusivos, entre eles a grade frontal e outros elementos dos para-choques. Eu particularmente gostei bastante das alterações estéticas, que foram discretas e não afetaram tanto assim o visual original.

 

Por dentro, mudanças nos revestimentos de bancos e console agregam refinamento. Já o computador de bordo traz novo grafismo, e a central multimídia MyLink, novos recursos. O teto preto e a as linhas vermelhas que decoram bancos, volante, alavanca de câmbio e paineis, por exemplo, são próprias da RS. O interior é bem amplo e aconchegante, cabem cinco adultos com folga e a altura do solo é bem alta e deixa a visão do motorista e passageiros acima dos carros oferecendo mais segurança em ultrapassagens e obstáculos à frente.

 

O mercado tem diferentes opções de SUV, cada qual com características bem peculiares. O Equinox se diferencia de seus principais competidores a começar pelas maiores dimensões. São 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. O porta-malas comporta 468 litros, podendo chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos. Características essas que fazem a diferença na hora de decidir comprar o seu SUV preferido.

 

No que diz respeito a conectividade, a marca agora oferece atualizações remotas de sistemas eletrônicos, myChevrolet App de nova geração, MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa, além do conhecido sistema OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia/7 dias por semana para serviços de emergência e segurança.

 

O Wi-Fi nativo Chevrolet permite conectar simultaneamente até sete aparelhos e tem intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”, como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão.

 

No caso dos veículos Chevrolet, o sistema de internet Wi-Fi é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo assim melhor funcionamento, máximo nível de segurança cibernética e acesso a serviços conectados na tela do painel, como o Weather Channel, Spotify e Alexa.

 

A principal vantagem de ter o serviço de streaming Spotify baixado diretamente no MyLink é que o usuário não precisa mais usar o plano de dados do smartphone, por exemplo, para acessar músicas e podcasts diretamente no sistema de áudio e internet do veículo. Para fazer o download, basta clicar no ícone do app que aparece na aba “Aplicativos” na tela do multimídia. O último passo é parear o Spotify do veículo a uma nova conta ou a uma já preexistente, trazendo todas configurações e históricos.

 

Bem equipada, a versão RS chega com alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de movimentação traseira, alerta vibratório de segurança no banco do motorista e alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro.

 

Mais uma novidade que estreia com o SUV da Chevrolet é a adoção da inteligência artificial Alexa que já opera smart home. Com isso, o usuário do veículo pode pedir para Alexa tocar músicas, fazer consultas diversas, obter direções, adicionar itens à sua lista de compras, controlar dispositivos de smart home e muito mais, apenas com a voz – tudo para que o motorista possa manter as mãos no volante e os olhos sempre na estrada.

 

O aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada. Conheça as principais interações que podem ser feitas pelo app: Liga e desliga o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine; Travamento e destravamento remoto das portas; Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas; Acionamento remoto de luzes e buzina; Ferramenta que utiliza dados de condução do cliente para dar dicas de como reduzir o desgaste do veículo e o consumo de combustível, por exemplo; Diagnóstico com informações a respeito da autonomia, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e hodômetro.

 

O Equinox é equipado com motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas. São 172 cavalos e 27,8 kgfm de força. O SUV se destaca ainda pela performance. No caso da versão RS, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em apenas 9,2 segundos. Durante o teste pude comprovar a eficiência do motor turbo, que mesmo com uma potência razoável empurra bem o Equinox, mesmo em ultrapassagens mais arriscadas. Ele fica devendo um pouco nas arrancadas, onde surge um pequeno “delay”, mas nada que atrapalhe o desempenho final do SUV.

 

De acordo com dados do Inmetro, o modelo é capaz de percorrer com gasolina no tanque 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade. O baixo peso (1.561 kg), considerando o tamanho do veículo, ajuda. O modelo utiliza-se ainda de suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração. Com isso é possível fazer as curvas com segurança, mesmo com velocidade um pouco maior, o Equinox agarra bem nas curvas e dá confiança ao volante. Os buracos das nossas ruas são quase imperceptíveis devido a proteção acústica e o que impera é o silêncio a bordo da cabine praticamente o tempo todo.

 

O Equinox é um dos modelos mais completos em sua categoria em relação a conforto, segurança, desempenho e conectividade. Veja a lista dos principais itens disponíveis para o SUV: Segurança: Airbag duplo, lateral e de cortina; Alerta de colisão frontal com detecção de pedestre; Alerta de movimentação traseira; Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina; Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro; Alerta vibratório de segurança no banco do motorista; Assistente de permanência na faixa; Faróis Full LED com faixo alto inteligente; Frenagem automática de emergência com detector de pedestre; Indicador de distância do veículo à frente; Conforto e conectividade; Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento indicado por logo luminoso.

 

Além de Controle de velocidade em declive; Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto; Banco do motorista com 2 memórias de posição; Ar-condicionado de duas zonas com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de saída de ventilação para o banco traseiro; Câmera de ré de alta definição com linhas-guia; Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; istema de estacionamento semiautônomo para vagas paralelas e perpendiculares; Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico; abertura das portas através de sensor de aproximação na chave; Multimídia MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8″, Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio, Wi-Fi, Spotify e Alexa; Aplicativo myChevrolet; Sistema de telemática avançada OnStar; partida sem chave ou por controle remoto; Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade; Sistema de redução de ruído externo; Teto solar elétrico panorâmico; Sistema de som premium Bose com 7 alto falantes e Alavanca no porta-malas para rebatimento do encosto dos bancos traseiros.

 

Ficha técnica

 

Mecânica

 

Motorização – 1.5

Combustível – Gasolina

Potência (cv) – 172

Torque (kgf.m) – 27,8

Tempo 0-100 (s) – 9,2

Consumo cidade (km/l) – 9,3

Consumo estrada (km/l) – 11,5

Câmbio – automática com modo manual de 6 marchas

Tração – dianteira

Direção – elétrica

Suspensão dianteira – Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira – Suspensão tipo multibraço, roda tipo independente e molas helicoidal.

 

Dimensões

 

Altura (mm) – 1.697

Largura (mm) – 1.843

Comprimento (mm) – 4.652

Peso (Kg) – 1.561

Tanque (L) – 56

Entre-eixos (mm) – 2.725

Porta-Malas (L) – 468

Ocupantes – 5

(Revista Torque/Marcus Lauria)