Fiat fecha 2023 como marca mais vendida da Stellantis; Brasil é destaque

Motor 1

 

A Stellantis contabiliza os números de vendas das 14 montadoras do conglomerado ao longo de 2023 e coloca a Fiat em destaque mais uma vez. A fabricante italiana foi a marca mais vendida do grupo pelo terceiro ano consecutivo e entregou em todo o mundo no ano passado cerca de 1,35 milhão de veículos. O resultado foi 12% superior ao registrado em 2022 e, como nos anos anteriores, teve participação decisiva do Brasil.

 

Ausente ou pouco expressiva em grandes mercados, como Estados Unidos, China e Índia, a Fiat concentrou suas vendas em quatro regiões-chave: Brasil (onde obteve 21,8% de participação geral), Itália (12,8%), Turquia (15,7%) e Argélia (78,6%). No Brasil, a picape Strada foi o veículo mais vendido da marca (120.600 unidades), enquanto na Itália o domínio foi exercido pelo Panda. Já nos mercados turco e argelino, o modelo Egea/Tipo foi o grande destaque.

 

Do total de 1,35 milhão de veículos vendidos, o Brasil respondeu sozinho por 475.527 unidades e foi, de longe, o maior mercado global da Fiat. Não à toa, a marca é líder do mercado nacional há três anos seguidos. Na América do Sul, a empresa também é líder e conquistou em 2023 participação de mercado de 14,5%, com mais de 542.000 unidades emplacadas (45.000 carros a mais que em 2022).

 

Na Europa, a Fiat vendeu mais de 230.000 unidades dos modelos Panda e 500 Hybrid (geração anterior) e dominou o segmento de automóveis urbanos com participação de 44,4%. Ainda na região, a marca conquistou resultados animadores na França, onde vendeu mais de 60.000 unidades e cresceu 7,2% sobre 2022.

 

A Fiat Professional (que na Europa é uma marca própria) foi líder de mercado em veículos comerciais na Europa com 51.000 emplacamentos, registrando participação de 26,1%. Os modelos Ducato, Doblò e Fiorino ficaram em primeiro lugar nos seus respetivos segmentos, enquanto o Scudo ficou em segundo.

 

Falando sobre o futuro, o CEO da Fiat, Olivier François disse que a “segunda temporada” da marca italiana começará em breve. As expectativas para 2024 são as melhores possíveis e estão sendo apoiadas por lançamentos importantes como a nova geração do icônico Panda na Europa e a picape Titano no Brasil. Além disso, o crossover 600 terá seu primeiro ano completo de vendas e inédito modelo elétrico acessível será lançado para competir com rivais chineses. (Motor 1/Dyogo Fagundes)