Prêmio Altair Enlighten 2024 destaca sustentabilidade da indústria automobilística

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Altair, líder global em inteligência computacional, anuncia a abertura de inscrições para o Prêmio Altair Enlighten 2024. Realizado anualmente em conjunto com o Centro de Pesquisa Automotiva (CAR), destaca os maiores avanços em sustentabilidade e redução de peso que colaboram com a diminuição da pegada de carbono, mitigam o consumo de água e energia e aceleram os esforços de reutilização e reciclagem de materiais.

 

“O Prêmio Enlighten exibe as melhores conquistas da indústria automotiva em tecnologia sustentável e estamos entusiasmados em, mais uma vez, coroar as melhores e mais avançadas tecnologias disponíveis”, disse James R. Scapa, fundador e CEO da Altair. “Continuamos a ver a premente necessidade de tecnologias mais sustentáveis e verdes para a indústria global de transporte. E o Prêmio Enlighten é a principal premiação a destacar os esforços para o futuro sustentável da indústria automobilística mundial.”

 

“A indústria automotiva brasileira possui casos de sucesso em redução de massa, inclusive com a adoção das soluções de otimização estrutural da Altair, que são ótimos candidatos para o Prêmio Altair Enlighten nas categorias tradicionais de Produto Sustentável ou Estrutura Leve”, aponta Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil.

 

Este ano, o Prêmio Enlighten apresenta uma nova categoria, “Computação Sustentável”, patrocinada pelo Google Cloud, que reconhece a implementação de práticas e tecnologias que priorizam a medição sustentável, otimizando a eficiência energética e de recursos, abrindo novas oportunidades para uma transição de baixo carbono e construindo soluções mais sustentáveis e computação ecológica.

 

“A nova categoria Computação Sustentável amplia para todos os usuários das soluções Altair de Simulação, IA e Computação de Alta Performance a oportunidade de submeterem seus projetos que abraçam práticas sustentáveis”, complementa Valdir Cardoso.

 

As categorias do Prêmio Altair Enlighten 2024 são:

 

  • Produto Sustentável – Reconhece um veículo de produção (ou módulo de sistema principal) que abrange redução de emissões, redução de peso, circularidade de materiais e avanços em segurança.
  • Processo Sustentável – Reconhece processos que permitem reduções de emissões, reutilização e/ou reciclagem de materiais e conservação de água durante as fases de fabricação ou engenharia.
  • Leveza do Módulo – Reconhece a redução de massa de um módulo, subsistema ou componente do veículo.
  • Tecnologia facilitadora – Reconhece os avanços tecnológicos que permitem a redução do peso dos veículos, incluindo um material, processo de produção, método de design ou tecnologia de união.
  • Futuro da redução de peso – Reconhece um processo, material ou tecnologia que não está em produção, mas que tem potencial significativo para promover a redução de peso de veículos.
  • IA Responsável – Reconhece a implantação responsável de IA em toda a cadeia de valor automotiva – desde o design, engenharia e operação até a produção e uso em serviço.
  • Computação Sustentável – Reconhece a implementação de práticas e tecnologias que priorizam a eficiência energética, o uso de energia renovável, a redução do impacto ambiental e a contribuição para uma computação mais sustentável e ecológica.
  • “O Google Cloud está entusiasmado por trabalhar com a Altair no Enlighten Award deste ano”, disse Justin Keeble, diretor administrativo de sustentabilidade global do Google Cloud. “Sabemos que a Altair há muito se compromete a ajudar as organizações a projetar e fabricar seus produtos de uma forma mais sustentável – estamos orgulhosos de ajudar essas mesmas organizações a descarbonizarem suas pegadas digitais e trabalharem de forma mais sustentável”.

 

“Temos certeza de que a 12ª edição do Prêmio Enlighten será a edição mais inovadora já realizada e temos o prazer de apresentar mais uma vez este prêmio junto com a Altair”, disse Alan Amici, presidente e CEO do Center for Automotive Research. “A sustentabilidade automotiva é um imperativo global – temos a honra de destacar as melhores conquistas da indústria e reconhecer organizações globais de todas as especialidades e tamanhos.”

 

O Prêmio Altair Enlighten atrai o interesse da indústria, da engenharia, dos legisladores, dos educadores, dos estudantes e do público. Os vencedores das edições anteriores incluem GM, Ford, Stellantis, Harley-Davidson, Toyota, Nissan, Mazda, Ferrari, JLR, Mercedes-Benz, BMW e SAIC-GM-Wuling (SGMW), entre outras companhias.

 

Os parceiros do Prêmio Altair Enlighten 2024 incluem SAE, Automotive Engineering, Tech Briefs e Automobil Industrie.

 

Para saber mais sobre o Prêmio Enlighten ou para enviar uma inscrição, visite https://altair.com/enlighten-award. As inscrições devem ser recebidas até 31 de maio de 2024. O julgamento final ocorrerá em junho e os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação, em 6 de agosto de 2024, no CAR Management Briefing Seminars, em MIchigan, nos Estados Unidos. (Truck & Bus Builder América do Sul)