Kia Bongo conquista título inédito do Prêmio Lótus 2024

Frota & Cia

 

Vinte e quatro anos depois de sua chegada ao mercado brasileiro, o Bongo K2500, fabricado pela Kia, chega finalmente ao topo do ranking em seu segmento. Em 2023, os licenciamentos do modelo no Renavam alcançaram a marca de 2.456 unidades no mercado de camionetas de carga, na versão chassi-cabine, o que correspondeu a 25,2% de market share, o maior entre seus concorrentes.

 

Em reconhecimento ao fato, o Kia Bongo K2500 conquistou o título de “Camioneta de Carga do Ano”, conferido pelo Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2024, de Frota&Cia. É a primeira vez desde 2008, quando a categoria foi criada, que o modelo leva a cobiçada certificação que, por anos, coube ao seu principal rival, o Hyundai HR.

 

Modelo atualizado

 

“Para a Kia é uma grande honra receber o Prêmio Lótus 2024 pela liderança de vendas do Bongo”, comemora José Luiz Gandini presidente da Kia Brasil, ao atribuir o sucesso atual do modelo às novidades apresentadas em 2023. Na ocasião, o utilitário recebeu inúmeras melhorias, com a apresentação da novidade da tração 4×4, além da atualização do conjunto de força para atendimento do Proconve L7 / L8 e até o aumento na altura do solo.

 

“Mesmo com a característica de ser um veículo urbano de carga (VUC) e com grande apelo para a entrega de mercadorias em centros urbanos, em um país onde, com certa frequência nos deparamos com estradas de terra, este conjunto de novidades caiu no gosto do público ao ampliar ainda mais a versatilidade de aplicações do veículo”, completa o empresário.

 

Desde 2007, quando chegou ao país, o Kia Bongo já vendeu mais de 60 mil unidades. Importado inicialmente da Coréia, o modelo passou a ser produzido no Uruguai para aproveitar os benefícios fiscais do Mercosul.

 

O segmento de camionetas de cargas acusou um recuo de 21,5% no volume de licenciamentos no ano passado, entre os veículos utilitários, com um total de 9,7 mil unidades emplacadas. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)