Auto Esporte
Após aumento de mais de R$ 6 mil no preço da versão de entrada no fim do ano passado, o Volkswagen Taos 2024 passa agora pelo processo inverso e está custando menos. Desta vez, a queda nos preços também supera os R$ 6 mil. A diferença é que a versão de topo do SUV produzido na Argentina, a Highline, foi a que ficou mais barata.
A iniciativa indica que a Volkswagen está se mexendo para aumentar as vendas do Taos. Afinal, a concorrência no mercado de SUV médio tem ficado mais acirrada com opções híbridas das marcas chinesas BYD e GWM, Song Plus e Haval H6, com porte maior e faixa de preço similar.
A versão Comfortline, de entrada, era oferecida por R$ 186.280 e agora está disponível no site da Volkswagen por R$ 181.380, representando queda de R$ 4.900. Já a mais cara, Highline, cai de R$ 212.480 para R$ 205.980, com queda de R$ 6.400 no valor total do carro.
Os valores mais baixos compensam o reajuste do ano passado para o modelo, que aumentou em R$ 6.090 o Taos Comfortline e deixou a versão Highline discretamente mais cara, com acréscimo de R$ 3.290 ao preço de venda. Confira abaixo tabela de reajustes:
A medida deixa os preços do Volkswagen Taos mais competitivos no segmento. Como comparação, os Caoa Chery Tiggo 7 Pro Max Drive e Tiggo 8 Max Drive são comercializados por R$ 169.990 e R$ 179.990, respectivamente.
Investindo um pouco mais do que se pagaria no Taos Highline, é possível ter na garagem um GWM Haval H6, disponível por R$ 214 mil na modalidade híbrida e R$ 269 mil na versão híbrida plug-in. Já o híbrido Song Plus, da BYD, está disponível nas concessionárias por R$ 229.800, e pode ser uma ameaça aos emplacamentos do SUV da Volkswagen.
É importante destacar que, desde a virada para a linha 2024, o Taos está mais equipado, já que passou a oferecer ar-condicionado Climatronic de duas zonas e portas USB-C voltadas ao banco traseiro como itens de série para a versão Comfortline.
Na configuração Highline, o Taos 2024 acrescenta piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sistema de som com oito alto-falantes e iluminação de LED, que passaram a equipar o modelo de fábrica.
A mais, o Taos Highline 2024 também possui assistente de estacionamento “Park Assist”, câmeras multifunção, detectores de pedestres e de ponto cego, faróis IQ Light com ajuste de faixa automática e luzes de curvas dinâmicas, quadro de instrumentos digital de 10,25″ (no Comfortline, são 8″), iluminação ambiente no painel, revestimento interno do teto escurecido, revestimentos dos bancos parcialmente em couro e seleção de modo de condução.
Ambas as configurações contam com motor 1.4 turbo 250 TSI, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de seis marchas. As duas também trazem a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, que suporta Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Os carros que a Volkswagen lançará no Brasil em plano de R$ 9 bilhões
Lançado em 2021, o Taos ainda não passou por facelift. Após anúncio do plano bilionário de investimentos na Volkswagen na América do Sul, foi revelado que na América do Norte o Taos receberá um reestilização em 2025. Apesar do modelo ser importado do México para o mercado norte-americano, pode-se esperar que a renovação do modelo também virá ao Brasil, mas apenas de 2025 em diante. (Auto Esporte/Júlia Maria Toledo e Leonardo Felix)