Abarth celebra 75 anos com edição especial do último Fiat 500 esportivo turbinado

Revista Fullpower

 

Perto de completar 75 anos no mercado, a Abarth lançou nesta semana uma nova edição especial do Fiat 500 para celebrar a ocasião. Chamado Abarth 695 75° Anniversario, o modelo com uma customização temática tem tiragem limitada em somente 1.368 unidades. Esse número é referência a cilindrada do motor 1.4 T-Jet, de 1.368 cc.

 

A edição comemorativa é baseada na versão mais “venenosa” do carro compacto da Fiat, o Abarth 695. Nessa opção, o motor 1.4 sobrealimentado por um turbocompressor Garret 1446 gera 180 cavalos de potência e 25,4 kgfm de torque a 3.000 rpm. Segundo a marca do escorpião, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 225 km/h.

 

Para garantir um ronco de respeito e estabilidade nas curvas em velocidade, Abarth 695 75° Aniversário vem equipado com escapamento Record Monza de válvula ativa e amortecedores Koni FSD em ambos os eixos. Outro item importante nesse carro é o sistema de freios de alto desempenho com discos ventilados e perfurados de 305x28mm fixados por pinças de alumínio Brembo.

 

Mas é na parte externa do carro que está a maior parte do trabalho da Abarth feito para a edição comemorativa. Todos os exemplares da série serão vendidos unicamente com pintura preta e um enorme decalque no teto com o símbolo da marca, o escorpião. O 695 75° Anniversario vem ainda com rodas de liga leve douradas de 17 polegadas.

 

Mas é na parte externa do carro que está a maior parte do trabalho da Abarth feito para a edição comemorativa. Todos os exemplares da série serão vendidos unicamente com pintura preta e um enorme decalque no teto com o símbolo da marca, o escorpião. O 695 75° Aniversário vem ainda com rodas de liga leve douradas de 17 polegadas.

 

O interior do carro também é todo preto, ambiente que a marca italiana descreve como “exclusivo e encantador”, mas poderia ter usado adjetivos mais efusivos. Bancos esportivos Sabelt, pedais com capas de alumínio, pomo do câmbio cromado, vidros escurecidos e inserções em Alcantara no painel são alguns dos elementos diferenciados presentes na edição de aniversário da Abarth.

 

A nova edição comemorativa é provavelmente o último suspiro da Abarth na criação de versões esportivas do Fiat 500 com motor a combustão. Daqui pra frente, a marca italiana deve concentrar seus esforços em carros elétricos de alta performance.

 

O Fiat 500 esportivo eletrificado, inclusive, já existe no mercado europeu. É o Abarth 500e, com motor elétrico de 154 cv e torque instantâneo de 24 kgfm. A empresa também prepara o lançamento do Abarth 600e, baseado no SUV compacto Fiat 600e. (Revista Fullpower/Thiago Vinholes)