Jeep volta a crescer em participação, mas ainda vende menos

Portal Terra

 

É preciso um certo esforço para encontrar dados positivos sobre as vendas da Jeep em Janeiro 2024, pois o volume de vendas caiu, mas a notícia positiva existe. A Jeep deu um salto de 1,6 ponto percentual em relação a Dezembro 2023 e voltou ao 6º lugar no ranking geral.

 

A Jeep subiu de 3,6% em Dezembro 2023, quanto ficou em 7º lugar, para 5,2% em Janeiro 2024. O volume de vendas, entretanto, caiu de 8.531 (Dez) para 7.885 (Jan). O recuo de vendas no primeiro mês do ano (-7,6%), apesar de parecer contraditório, foi comemorado pelos executivos da marca.

 

Isso porque praticamente todas as marcas caíram muito mais. A média no Top 10 foi de -31,1%, sendo que a Renault despencou (-51-8%), assim como a Volkswagen (-49,2%) e até a líder Fiat (-34,1%). Portanto, acabou sendo um bom mês para a Jeep.

 

Ainda não foi tão bom como janeiro 2023, quando a Jeep vendeu 8.522 carros e obteve 6,5% de participação de mercado. Este, aliás, é o ponto que pode preocupar os executivos da Stellantis, pois na comparação Jan23/Jan24 só três marcas do Top 20 caíram: Jeep (-7,5%), Chevrolet (-16,6%) e Volvo (-18,6%). Os dados são da Fenabrave e do consultor automotivo Marcelo Cavalcante.

 

Isso significa que o segmento SUV está ainda mais competitivo do que há um ano. Mas a Jeep está otimista. “Teremos um grande ano pela frente para a marca Jeep”, comentou Herlander Zola, vice-presidente de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil, afirmando que haverá boas ofertas nas concessionárias.

 

No segmento SUV, a Jeep obteve 13,8% de participação. O Jeep Compass voltou a liderar a categoria C-SUV, retomando a posição que havia perdido para o Toyota Corolla Cross em dezembro. Quanto ao nicho de SUVs 4×4, a Jeep obteve 17,8% de participação. (Portal Terra/Sergio Quintanilha)