Restrições econômicas fazem cair a venda de caminhões e ônibus no Chile

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O fraco desempenho econômico que afeta os países sul-americanos e as vendas de veículos comerciais em praticamente em todo o continente, o Chile fechou o primeiro mês do ano com a comercialização de 1.162 unidades, com retração de 24,6% em relação aos 1.541 veículos do mesmo mês do ano passado. Segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), foram 1.033 caminhões, com retração de 14,7% em comparação com as 1.211 unidades de janeiro de 2023, e 129 ônibus e miniônibus, 60,9% inferior aos 330 veículos.

 

Como outros países do continente sul-americano, o mercado chileno sofreu as restrições de um sistema econômico negativo, marcado por persistentes restrições de acesso a financiamento, afetando o setor automotriz negativamente.

 

Segundo executivos da ANAC, limitado pelo desempenho econômico nacional, o mercado de caminhões é mais sensível em relação à atividade econômica e que dependendo dos índices de investimentos e de confiança empresarial. No caso dos ônibus, a entidade destaque que, se forem excluídos os veículos fornecidos para o sistema de mobilidade urbana de Santiago, o RED, as vendas registraram elevação de 19,8%, com 127 veículos, contra 106 em janeiro do ano passado.

 

A Mercedes-Benz manteve a liderança geral do mercado de caminhões com 165 veículos e 16,0% de participação, seguida pela Volvo com 123 e 11,9%; Scania, com 103 (10,0%) e a Volkswagen em quarto, com 96 veículos e 9,3%. Em quinto, classificou-se a Chevrolet, com 85 (8,2%).

 

A Foton foi a líder na categoria leve, com 19 veículos e 19,0% do mercado, à frente da Fuso, com 16 e 16,5%; pela JAC, com 13 e 13,4%; pela Chevrolet, com 12 veículos e 12,4% e pela Mercedes-Benz, com 10 e 10,3%.

 

Entre os veículos médios, a liderança pertenceu à Chevrolet, com 56 unidades e 22,6%; seguida pela Fuso, com 41 (16,5%); pela Volkswagen, com 37 e 14,9% e pela Hino, com 35 e 14,1%.

 

A Mercedes-Benz liderou o segmento pesado com 151 veículos e 21,9% do mercado com a Volvo na segunda posição, com 123 unidades e 17,8%; a Scania em terceira, com 103 (15,0%) e a Volkswagen na quarta posição com 58 e 8,4%.

 

Em ônibus, a liderança foi da Scania, com 40 veículos, seguida pela Volvo, com 23 unidades, pela Mercedes-Benz, com 22, e pela Volare (Marcopolo), com a venda de 13 veículos. (Truck & Bus Builder América do Sul)