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A Porsche atualizou o Taycan de maneira abrangente. As novas versões têm mais potência, maior autonomia, aceleração mais rápida e carregamento mais rápido. O time de Design da Porsche também afiou o desenho e diferenciou mais fortemente os modelos Turbo. Todas as versões do Taycan apresentam uma lista de equipamentos padrão ainda mais extensa e vêm com a última geração do Porsche Driver Experience, com um conceito de exibição e controle aprimorados.
A partir da data de lançamento, três opções de carroceria apresentarão as diferentes modificações – o sedan esportivo Taycan, o versátil Taycan Cross Turismo (disponível com pacote off-road) e, em mercados específicos, o Taycan Sport Turismo. Em cada modelo, quatro opções de trem de força estarão disponíveis, com variantes de tração traseira e integral. As versões revisadas chegarão ao Brasil em 2025.
No caminho para a produção em série, engenheiros de desenvolvimento e pilotos de teste em protótipos camuflados percorreram mais de 3,6 milhões de quilômetros ao redor do mundo para continuar aprimorando o primeiro carro esportivo totalmente elétrico da Porsche. O fabricante de carros esportivos produziu quase 150.000 unidades do Taycan. Os mercados individuais mais importantes para o Taycan são atualmente os EUA, o Reino Unido, a Alemanha e a China.
“Iniciamos a nova era da e-mobilidade com o Taycan no final de 2019. Imediatamente se revelou um ponto de virada pioneiro e inovador no segmento de veículos elétricos”, diz o chefe da linha de modelos, Kevin Giek. “Agora vamos continuar esta história de sucesso com o Taycan extensivamente atualizado. A linha de modelos atingiu novos patamares em termos de desempenho, com dinâmica de condução excepcional e prazer ao dirigir. Ao mesmo tempo, conseguimos melhorar significativamente a eficiência, a autonomia, a usabilidade diária e o conforto.”
Todos os modelos atualizados aceleram muito mais rápido do que seus predecessores. Dois exemplos de ambas as extremidades do portfólio: como sedans esportivos, o Taycan e o Taycan Turbo S atingem os 100 km/h a partir do zero em apenas 4,8 e 2,4 segundos, respectivamente. Isso os torna 0,6 e 0,4 segundos mais rápidos do que as versões anteriores.
Com a nova função push-to-pass no pacote Sport Chrono, um impulso de até 70 kW, dependendo do modelo, pode ser acionado por 10 segundos com o toque de um botão. A performance aprimorada na aceleração é resultado de uma entrega maior de potência. Por exemplo, o Taycan base entrega 60 kW a mais do que antes. No Taycan Turbo S, são mais 140 kW com o Launch Control. Isso aumenta a produção do sistema do modelo topo para 700 kW/952 cv.
Dependendo da variante de carroceria e motor, a autonomia foi aumentada em até 35%. Os dados de autonomia, seguindo os padrões definidos pelo Inmetro, ainda não estão disponíveis e serão comunicados futuramente. O Taycan atualizado não apenas exige menos paradas de carga em viagens longas do que seu antecessor, mas também recarrega mais rápido: em estações de carga de DC de 800 volts, por exemplo, pode ser carregado com até 320 kW – isso é 50 kW a mais do que antes.
A janela de carga rápida da nova bateria de desempenho foi significativamente expandida. Isso significa que capacidades de carga superiores a 300 kW podem ser mantidas por até cinco minutos, e capacidades de carga muito altas podem ser alcançadas mais rapidamente, mesmo em baixas temperaturas.
Considerando algumas variáveis, isso pode reduzir pela metade o tempo necessário para ir de 10% a 80% de carga em comparação com o carro anterior.
No Taycan de primeira geração, o tempo de carga de 10% a 80% a 15 ºC é de 37 minutos. Sob as mesmas condições, o Taycan atualizado leva apenas 18 minutos, apesar de sua capacidade de bateria maior. A Performance Battery Plus agora tem uma capacidade bruta de 105 kWh, contra 93 kWh da versão anterior.
Todos os modelos Taycan atualizados vêm com suspensão a ar adaptativa de série. A nova suspensão Porsche Active Ride pode ser encomendada como uma opção para as versões de tração integral. Este sistema oferece uma amplitude sem precedentes entre conforto de direção e dinâmica de direção.
A suspensão mantém a carroceria do Taycan nivelada o tempo todo, mesmo durante frenagens intensas, manobras de direção e acelerações. Com uma condução suave, o sistema absorve quase completamente as irregularidades. Em situações de condução dinâmica, a suspensão Porsche Active Ride garante uma conexão quase perfeita com a estrada graças à distribuição equilibrada das cargas nas rodas. Se o modo apropriado estiver ativado, a suspensão pode compensar movimentos de inclinação para reduzir as forças de aceleração nos ocupantes.
A melhoria simultânea de desempenho e eficiência se deve a diversos fatores: um trem de força avançado com um novo motor de eixo traseiro com até 80 kW a mais de potência do que seu antecessor em todos os modelos, um inversor de pulso modificado com software otimizado, baterias mais potentes, gerenciamento térmico revisado, uma bomba de calor de última geração e uma estratégia de recuperação e tração integral modificada.
A capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração em altas velocidades aumentou em mais de 30%, de 290 para até 400 kW. Todas as variantes agora vêm de série com rodas aerodinamicamente otimizadas e pneus de baixa resistência ao rolamento. Novas rodas de 21 polegadas e pneus foram desenvolvidos especialmente para esse fim.
Fiel aos princípios Porsche, os novos modelos pesam até 15 kg a menos, apesar da maior oferta de equipamentos de série.
Com novo estilo frontal e traseiro (faróis e lanternas traseiras são inéditos), os designers da Porsche aprimoraram ainda mais o design limpo e purista do Taycan. As novas asas dianteiras e os faróis mais planos dão ainda mais ênfase à largura do Taycan.
Os novos faróis apresentam tecnologia de matriz HD de alta resolução com ótica detalhada e agora exibem os gráficos característicos de quatro pontos da marca à noite. O logotipo da Porsche na faixa de luz traseira apresenta um design tridimensional, com aparência de vidro. Uma versão iluminada deste elemento está disponível pela primeira vez, apresentando animações de boas-vindas/saída.
Entre outros recursos notáveis, a cor de destaque Turbonite destaca os modelos Turbo e Turbo S de maneira mais distintiva em relação às outras versões, tanto no exterior quanto no interior.
O cluster de instrumentos, o display central e o display opcional do passageiro apresentam uma interface de usuário otimizada com funções adicionais. O seletor dos modos de condução, localizado no volante, agora vem como item de série. Para os modelos Taycan equipados com o pacote Sport Chrono e a Performance Battery Plus, há uma tecla especial para acionar a função push-to-pass, ao centro do seletor.
Usando a nova alavanca de controle à esquerda atrás do volante, o controle dos sistemas de assistência ao motorista é ainda mais intuitivo. O Apple CarPlay foi mais profundamente integrado aos displays e funções do veículo.
O lançamento do novo Porsche Taycan no Brasil está previsto para 2025. Preços, versões disponíveis e especificações serão comunicados futuramente. (Motor Mais)