Alckmin participa da coletiva da Anfavea na quinta-feira

AutoIndústria

 

A Anfavea acaba de anunciar que o vice-presidente da República e titular do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin participará da abertura da coletiva desta quinta-feira, 8, quando a entidade divulgará o balanço de janeiro.

 

Como não é habitual uma autoridade participar dos encontros mensais da Anfavea, que passaram a ser online após a eclosão da pandemia da Covid-19, a expectativa é a de que possa haver alguma novidade no encontro.

 

A princípio, segundo informações da própria Anfavea, o ministro e o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, vão “bater um papo” de 15 minutos sobre a nova onda de investimentos das montadoras no País e também os próximos passos do Mover – Mobilidade Verde, a nova etapa do programa automotivo Rota 2023.

 

A presença de Alckmin terá duração de apenas 15 minutos, ou seja, ele não ficará até o final do encontro quando ocorre a sessão de perguntas e respostas.

 

Com relação ao Mover, o programa foi criado por medida provisória no dia 30 de dezembro passado, dependendo, assim, de aprovação no Congresso Nacional. A sua implementação depende de vários decretos, sendo que alguns deverão sair até o final do março, segundo revelaram recentemente representantes do MDIC.

 

Embora ainda não haja um levantamento oficial, a própria Anfavea está apostando que os investimentos já anunciados e os que serão divulgados em breve vão representar valor recorde de aportes do setor automotivo no Brasil.

 

Ainda este mês, entre os dias 20 e 22, a Stellantis, a maior do setor no País, deverá anunciar reforço em seus investimentos locais. O mesmo aconteceu o mês passado por parte da General Motors e este mês pela Volkswagen. No ano passado, já no governo Lula, houve anúncios do gênero por parte das chinesas BYD e GWM e da japonesa Toyota.

 

Lima Leite e Igor Calvet, diretor executivo da Anfavea, junto com outros representantes da indústria automobilística, tiveram reunião com o ministro Alckmin na terça-feira, 6, às 16hs.

 

A questão dos investimentos recordes esteve na pauta, surgindo então a ideia de Alckimin participar da coletiva online. A coletiva a princípio seria nesta quarta-feira, 7, e provavelmente foi adiada para o dia seguinte por conta do interesse do titular do MDIC de participar da abertura da reunião. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)