RAM acelera e avança ainda mais no segmento de caminhões semileves

Frota & Cia 

 

O ano de 2023 ficará marcado para a RAM, que integra o Grupo Stellantis, como o melhor de sua história no Brasil. Os licenciamentos de veículos da marca com PBT superior a 3,5t somaram 4.850 unidades no período, evidenciando uma evolução de 48,7% na comparação com o ano anterior. E muito acima do restante da indústria, que avançou 5,9% nos emplacamentos. Não sem motivo, a RAM foi reconhecida pela segunda vez com o Prêmio Lótus Campeão de Vendas, de Frota&Cia, como “Marca de Caminhão Semileve. Da mesma forma que a RAM 3.500 foi eleita como “Caminhão Semileve do Ano”, pelo terceiro ano seguido.

 

“É uma grande honra ser reconhecido nesta importante premiação do setor. Principalmente, em duas categorias tão relevantes: a de “Caminhão Semileve”, que exalta a força da nossa RAM 3500 e a de “Marca de Caminhão Semileve”, que consolida ainda mais o sucesso da marca no mercado brasileiro durante o último ano”, exalta Juliano Machado, vice-presidente da marca RAM na América do Sul.

 

Apesar do aspecto de uma grande caminhonete de luxo, a RAM 3500 é considerada um caminhão por possuir mais de 3,5 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), de acordo com a classificação do Denatran. A versão Limited Longhorn, por exemplo, conta com 5.352 kg de PBT, sendo 3.600 kg do peso em ordem de marcha e 1.752 kg da capacidade de carga.

 

Marca de referência

 

“A RAM é uma marca de referência no mercado mundial. A força, a tecnologia e a sofisticação das nossas picapes são únicas. Completando essa oferta de excelentes produtos, realizamos nos últimos anos um trabalho muito forte no Brasil, em que aumentamos o nosso portfólio e ainda expandimos nossa rede de concessionárias, mais do que dobrando a presença da marca pelo país. O ano passado foi a consolidação de todo esse esforço, tanto é que finalizamos 2023 com quase 17 mil unidades comercializadas, na somatória de todas as versões, o que corresponde a um aumento de 236% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foi um ano recorde para a RAM no país. E temos uma grande história ainda por vir”, garante Machado

 

Em 2023, foram licenciados 8,6 mil caminhões semileves, quase 6% a mais que as 8,1 mil unidades de 2022. Somente a RAM respondeu por 5,62% do total de emplacamentos. O segmento de semileves ocupa a quinta posição no mercado de caminhões, com cerca de 8% de participação.

 

No ranking de fabricantes, a RAM ocupou o posto que foi da Mercedes-Benz Carros&Vans até 2021. Da mesma forma que o “picapão” da marca do carneiro montanhês assumiu o papel da antiga Ford F-350 que, por anos liderou o segmento de semileves por suas virtudes. Durante a semana o veículo ajudava nos trabalhos do campo e nos finais de semana servia como carro de passeio de proprietários rurais.

 

Disputa por modelos

 

Já na segmentação por marca e modelo, a RAM 3.500 e sua congênere, a RAM 2500, ocuparam os dois primeiros lugares do pódio da categoria de caminhões semileves. Em seguida aparece a Sprinter, da Mercedes-Benz, que somou 2.429 unidades emplacadas e depois o VW Delivery 6.160 e a Daily, da Iveco.

 

O VP da RAM, Juliano Machado, reforça a presença da “maior caminhonete” do mercado. “A 3500 chegou para elevar nível da marca e do segmento. Ela representa muito bem os quatro pilares da marca: força, capacidade, luxo e tecnologia e também se 05consolida como a maior picape do país. Além disso, com os 377 cv gerados pelo motor de 6,7 litros, não há outra caminhonete a diesel mais potente no Brasil e ainda é capaz de carregar até 1.752 kg e rebocar mais de 9 toneladas”, confirma.

 

A marca RAM desembarcou em 2009 no Brasil para uma jornada independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. A linha se caracteriza por veículos utilitários sofisticados para o trabalho pesado e, ainda, para transportar famílias. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)