AutoIndústria
A General Motors concederá férias coletivas em Gravataí, RS. A fábrica da montadora, base produtiva do Chevrolet Onix, modelo mais vendido da marca, terá a produção interrompida oficialmente de 12 a 25 de fevereiro. Na prática, porém, o retorno ao trabalho está marcado somente para a segunda-feira, 26.
Para promover o recesso de cerca de 7 mil trabalhadores, a montadora alega a necessidade de “ajuste de programa de produção”. Por meio de comunicado enviado aos trabalhadores,, a empresa esclareceu que a terça-feira, 13, feriado de Carnaval, não entrará na contagem do período de férias.
A interrupção da produção na planta foi informada ao SINMGRA, Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, assim como diretamente aos próprios funcionários na terceira semana de janeiro. No mesmo texto, avisou o cancelamento das extensões de jornada programadas para três dias da última semana de janeiro e também a produção prevista para o último sábado do mês, 27.
Curiosamente, no dia 24, a cúpula da empresa na América do Sul esteve em Brasília para anunciar pessoalmente ao presidente da República novo ciclo de investimentos no País de R$ 7 bilhões até 2028, quando manifestou otimismo com a operação e o mercado locais.
Fonte do setor, contudo, afirma que a montadora já tinha se deparado com números de licenciamentos muito abaixo das expectativas para este início de ano, principalmente nas vendas no atacado.
Os emplacamentos consolidados em janeiro confirmam que a Chevrolet tem enfrentado dificuldades maiores do que as concorrentes para colocar seus veículos nas ruas.
Enquanto o mercado evoluiu perto de 16% na comparação com o mesmo mês do ano passado, a marca contabilizou recuo da ordem de 17%, com somente 18,9 mil unidades entregues. A participação ficou em meros 12,4% ante os 17,4% alcançados em janeiro de 2023. (AutoIndústria/George Guimarães)