Lançado na Europa, novo Golf pode voltar ao mercado brasileiro

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro

 

Em 2024, o Volkswagen Golf completa 50 anos de história e celebra mais de 37 milhões de unidades vendidas no mundo todo. Agora, a marca lança uma atualização de “meia-vida” da 8ª geração do modelo que, na contramão da tendência na Europa, mantém opções com motor apenas a gasolina.

 

Seja como for, o médio traz novidades importantes no acabamento e nas soluções eletrônicas, assim como no sistema de propulsão híbrido. Segundo a marca, o Golf híbrido plug-in pode rodar até 100 km no modo 100% elétrico.

 

No visual, as mudanças são sutis. O destaque está na dianteira, que ganhou uma nova assinatura luminosa de LEDs, acima da grade. Além disso, chama a atenção o logotipo da marca alemã, que agora pode ser iluminado.

 

Ainda em relação à iluminação, há os novos faróis, batizados pela Volkswagen de IQ.Light, que são mais eficientes. Atrás, as lanternas trazem o mesmo tipo de tecnologia e foram redesenhadas.

 

Os para-choques também receberam atualizações tanto no formado quanto nas entradas de ar. Como resultado, ficaram mais modernos e transmitem um aspecto de robustez.

 

Nas dimensões, o novo Golf não mudou. Ou seja, mede 4,28 metros de comprimento, tem 1,79 m de largura, 1,49 m de altura e 2,64 m de distância entre os eixos. A capacidade do porta-malas é de 380 litros.

 

Mais Tecnológico

 

Na cabine, há várias atualizações. O sistema multimídia, por exemplo, tem uma enorme tela 12,9 polegadas, que faz parte de uma das principais evoluções da VW.

 

A novidade tem desenho ergonômico e será oferecida nas versões de topo do Golf. Além disso, terá uma nova versão do sistema Mib4, a mesmo que já está disponível no SUV Tiguan.

 

O grande destaque é a integração com a inteligência artificial (IA) do ChatGPT por meio de comando de voz. Porém, foram incluídos alguns botões físicos, a pedido de clientes.

 

A Volkswagen também destaca os novos recursos de assistência ao motorista. É o caso, por exemplo, da função Park Assist Plus. Segundo a fabricante, o sistema pode detectar se uma vaga tem espaço suficiente para caber o carro e comandar as manobras do volante, aceleração e frenagem de forma totalmente automática. Dessa forma, o motorista precisa apenas acompanhar o processo, sem interferir.

 

Conforme a marca, o novo Golf recebeu atualizações também no trem de força. Afinal, o modelo está em conformidade com as regras da Euro 7, nova fase, ainda mais rígida, do programa de controle de emissões de poluentes na Europa.

 

Por isso, nessa renovação de meia vida o hatch deixou de ter versões com câmbio manual. A partir de agora, haverá apenas a caixa DSG automatizado de dupla embreagem. Além disso, haverá nove opções de sistemas de propulsão, como híbridas leve e plug-in, turbo a gasolina e turbodiesel. As potências vão de 204 cv a 265 cv, conforme a versão do modelo.

 

Como o Golf é um carro global, em breve será oferecido em outros mercados. Assim, há chance de o hatch ser vendido também no Brasil. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Jady Peroni)