Novo Jeep Compass terá versão elétrica com até 390 cv e 700 km de autonomia

Motor 1

 

À venda no mercado internacional desde 2016, o Jeep Compass deverá passar o bastão para linhagem sucessora por volta de 2025. O projeto da nova geração está em pleno andamento e deverá agregar importantes avanços tecnológicos e dinâmicos em relação ao modelo de hoje. A plataforma será inteiramente nova e proporcionará o lançamento de versão 100% elétrica (algo inédito na linha Compass).

 

Batizada de STLA Medium, a plataforma é recém-desenvolvida e acabou de estrear no Peugeot 3008 de nova geração. Será adotada por uma série de modelos médios do grupo Stellantis, podendo comportar powertrains tradicionais, híbridos e elétricos. Graças à nova base, o próximo Compass ficará bem maior e assumirá de vez o papel de SUV médio da Jeep.

 

O tamanho exato ainda é mistério, mas a própria STLA Medium dá pistas. De natureza modular, a arquitetura acomoda veículos com comprimentos que podem variar entre 4,3 e 4,9 metros, além de entre-eixos de 2,7 a 2,9 metros. Ou seja, tanto veículos do segmento C quanto do D. Para efeito de comparação, o Compass atual mede 4,40 metros de comprimento e 2,63 metros de entre-eixos.

 

Outros detalhes antecipados pela plataforma são técnicos. A estrutura da base permite arquitetura elétrica de 400 volts e suporta motores elétricos com potências entre 220 cv e 390 cv, indicando que a versão EV do próximo Compass seguirá por esse caminho. Além disso, tem capacidade de carregamento de 20% a 80% em 27 minutos e acomoda baterias de até 98 kWh, entregando autonomia de 500 km a 700 km.

 

O Compass 2025 continuará com alcance comercial global, o que indica que também será oferecido com motores tradicionais a diesel e gasolina em algumas regiões. Convém lembrar que a eletrificação ainda custa caro e muitos mercados ainda estão atrasados no processo de transição. Na prática, será a mesma estratégia adotada pelo Avenger, vendido tanto como elétrico quanto equipado com motor 1.2 turbo a gasolina.

 

No visual, o design será alinhado à filosofia já conhecida do modelo – ou seja, não seguirá a linha retrô de outros veículos da marca, como Renegade e Wrangler. No Brasil, a produção continuará concentrada na fábrica de Goiana (PE), mas ainda não tem data exata para ser iniciada. Provavelmente fará parte de novo ciclo de investimentos da Stellantis por aqui. (Motor 1/Dyogo Fagundes)