Motor Mais
A Porsche está lançando seu segundo modelo totalmente elétrico: o novo Macan, com motores de até 470 kW (639 cv), oferece performance em qualquer terreno e alto nível de usabilidade diária. As características de desempenho semelhantes às de um carro esportivo são acompanhadas por um carregamento rápido de alta performance de até 270 kW.
Dez anos após seu lançamento, o Porsche Macan parte para a segunda geração de modelos, agora com propulsão totalmente elétrica. Através de seu design progressivo e atemporal, desempenho característico da Porsche, autonomia de longa distância e alta praticidade diária, o novo Macan 4 e o novo Macan Turbo têm como objetivo atender completamente aos requisitos dos clientes da Porsche que escolhem um SUV. “Estamos elevando o Macan a um nível completamente novo – com performance excepcional, a nova interface Driver Experience e um design muito impressionante”, disse Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, por ocasião da estreia mundial em Singapura.
“Nosso objetivo é oferecer o modelo mais esportivo em seu segmento com o Macan totalmente elétrico”, diz Jörg Kerner, Vice-Presidente da Linha de Produtos Macan. A Porsche utiliza exclusivamente a última geração de motores elétricos síncronos montados nos eixos dianteiro e traseiro para alcançar excelente eficiência e possibilitar uma reprodução ótima da potência. Os números por si só indicam performance de primeira classe: em combinação com o Launch Control, o Macan 4 produz até 300 kW (408 cv) de potência, enquanto o Macan Turbo ostenta até 470 kW (639 cv). O torque máximo é de 650 e 1.130 Nm, respectivamente. Isso garante excelente desempenho de condução. O Macan 4 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo leva apenas 3,3 segundos. Os dois modelos atingem velocidades máximas de 220 e 260 km/h, respectivamente.
Os motores elétricos retiram sua energia de uma bateria de íon de lítio acondicionada no assoalho, com capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser usados ativamente. A bateria de alta voltagem é um componente central da recém-desenvolvida Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 volts, usada pela Porsche pela primeira vez no novo Macan. A saída de carregamento DC é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos em um posto de carregamento rápido adequado. Em postos de carregamento de 400 volts, um interruptor de alta voltagem na bateria permite o carregamento em série, dividindo efetivamente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma voltagem nominal de 400 volts. Isso permite um carregamento especialmente eficiente a até 135 kW, sem um impulsionador de alta voltagem adicional. O carregamento AC de até 11 kW é possível em wall boxes residenciais.
Até 240 kW de energia podem ser recuperados por meio dos motores elétricos durante a condução. A Integrated Power Box (IPB) também contribui para a eficiência dos novos modelos Macan, ao mesmo tempo em que economiza peso e espaço. A IPB inovadora e compacta combina três componentes – o carregador AC a bordo, o aquecedor de alta voltagem e o conversor DC/DC. Os dados de autonomia do novo Macan, em conformidade com os padrões definidos pelo Inmetro, serão comunicados futuramente.
Graças às proporções mais equilibradas e à identidade de design da Porsche, os novos modelos Macan parecem dinâmicos e dominantes. “Com o Macan totalmente elétrico, estamos apresentando o primeiro Porsche que estamos tornando elétrico a partir de uma identidade de produto estabelecida”, diz Michael Mauer, Vice-Presidente de Design da Porsche. “O novo Macan é claramente reconhecível por sua identidade de marca como parte da família de produtos Porsche. As proporções clássicas da Porsche foram ainda mais intensificadas e adaptadas de forma ideal aos desafios de um veículo elétrico. Isso aprimorou ainda mais a aparência esportiva, moderna e dinâmica do Macan. O design deixa claro: o Macan permanece o carro esportivo em seu segmento, mesmo com propulsão elétrica.”
O novo Macan é um SUV orientado para o desempenho com alto nível de praticidade para o uso diário, equipamento de alta qualidade e configuração para garantir espaço interno. A eletrificação levou ao aumento do espaço de bagagem no Macan. Dependendo da versão, a capacidade atrás do banco traseiro pode chegar a 540 litros (modo de carga). Além disso, há o ‘frunk’, um segundo compartimento de bagagem sob o capô dianteiro com capacidade de 84 litros. Isso representa 127 litros a mais do que o modelo anterior. Se o encosto do banco traseiro for dobrado completamente, a capacidade do compartimento de bagagem aumenta para até 1.348 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000 kg completa as qualidades do novo Macan.
O novo Macan permite também um alto grau de personalização. A Porsche também pretende usar mais materiais ecológicos em seus carros. Uma fração desses materiais é usada em partes selecionadas do interior do Macan totalmente elétrico.
O Macan é equipado com o conceito de exibição e operação de última geração com até três telas, incluindo o painel de instrumentos de design curvo de 12,6 polegadas e o visor central de 10,9 polegadas. Pela primeira vez, o passageiro também pode visualizar informações, ajustar configurações no sistema de entretenimento ou transmitir conteúdo de vídeo enquanto o carro está em movimento através de sua própria tela opcional de 10,9 polegadas.
Também pela primeira vez, a interface Porsche Driver Experience inclui um display frontal com tecnologia de realidade aumentada. Elementos virtuais, como setas de navegação, são integrados visualmente ao para-brisa de maneira perfeita ao mundo real. A imagem aparece para o motorista a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de uma tela de 87 polegadas. O sistema de entretenimento de última geração é baseado no Android Automotive OS. (Motor Mais)